Inmet diz que o Brasil está no alerta de calor até sexta (10)
09/11/2023 às 5h12
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta, nesta quarta-feira (8), para a atuação de uma onda de calor no decorrer dos próximos dias — principalmente no interior do Brasil.
Existe um aviso meteorológico para algumas regiões do Centro-Oeste e Sudeste do país, que é válido até sexta-feira (10). Esse aviso está indicando que as temperaturas máximas serão 5ºC mais altas do que a média durante dois ou três dias seguidos.
Em alguns municípios, principalmente dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, as temperaturas máximas devem superar os 42°C nos próximos dias.
De acordo com o Inmet, o forte calor deverá continuar, pelo menos, até meados da próxima semana. A partir do sábado (11), se a situação persistir, o aviso será atualizado e poderá se expandir ou até mesmo ter o seu nível de severidade alterado.
Mar agitado/Furioso
A Marinha do Brasil informa que um sistema de alta pressão pode causar ventos de até 60 km/h na faixa litorânea do estado do Rio de Janeiro, entre Arraial do Cabo e São João da Barra, durante as noites de quarta e quinta-feira (9). Os ventos serão vindos do Nordeste.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Devido às fortes rajadas de vento, o mar ficará mais agitado nas áreas litorâneas de São Paulo.
A Defesa Civil de São Paulo emitiu um alerta informando que haverá ventos fortes de até 74 km/h ao longo do litoral. Esse alerta será válido de quarta-feira às 21h até quinta-feira às 18h.
É melhor não fazer esportes aquáticos ou esportes em que o vento tenha grande influência, como surfe, windsurf e kitesurf.
A defesa diz que é perigoso ficar no mar e nas praias e pede cuidado com construções, infraestruturas e estradas que possam estar em locais propensos a erosão e inundações costeiras.
Também é importante tomar cuidado com barcos e evitar ir para o mar aberto.