Inmetro identifica perigos do uso inadequado do GNV; entenda quais
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reiterou na última semana a relevância de cumprir integralmente os critérios da instituição para o emprego do Gás Natural Veicular (GNV). Conforme o Inmetro, apesar do combustível ser seguro e menos prejudicial ao meio ambiente, instalações irregulares e a ausência de verificações de segurança […]

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) intensificou na última semana a relevância de cumprir integralmente os critérios da entidade para o emprego do Gás Natural Veicular (GNV). Conforme o Inmetro, apesar do combustível ser seguro e menos prejudicial ao meio ambiente, instalações ilegais e a ausência de inspeções de segurança podem causar riscos aos motoristas e passageiros.
O coordenador-geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, Marcos Barradas, aponta que explosões em veículos movidos a GNV frequentemente decorrem do não atendimento aos requisitos definidos pelo Instituto.
A maioria dos acidentes identifica a negligência por parte dos usuários: seja na instalação de sistemas de GNV em oficinas clandestinas, seja por não realizarem as inspeções de segurança veicular anuais, seja por não fazerem as devidas requalificações dos cilindros, bem como por não realizarem a manutenção adequada dos veículos.
Leia também:

Estado de SP registra segunda morte por intoxicação de metanol

Polícia Civil do RJ apreende milhares de bebidas adulteradas após intoxicações por metanol

Sérgio Amado, ex-presidente da Ogilvy, morre aos 77 anos
Ademais do risco à vida, a não realização das inspeções de segurança veicular pode acarretar em infrações graves previstas no Código de Trânsito Brasileiro, com aplicação de multa, pontos na carteira de motorista e até retenção dos veículos.
Os principais riscos do uso irregular incluem:
explosões durante o abastecimento, com possibilidade de destruição total dos veículos e risco à vida de seus ocupantes e de outras pessoas.
Fendas em sistemas de gás, particularmente no interior de veículos, podem gerar risco de intoxicação ou asfixia.
incêndios causados por falhas técnicas nos cilindros ou em componentes mal instalados.
Perdas de bens.
Inspeção
A avaliação deve ser conduzida por Organismos de Inspeção Acreditados (OIA) pelo Inmetro, responsáveis por assegurar que os veículos movidos a GNV estejam em conformidade com os requisitos técnicos e legais aplicáveis.
É importante, ainda, que os usuários do seguimento de GNV saibam que, após as instalações e/ou requalificações, é obrigatória a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV), documento exigido pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para a circulação legal (licenciamento) dos veículos.
Denúncias
Se o cidadão identificar irregularidades, pode apresentar denúncia ao Inmetro por meio da Ouvidoria, através do telefone 0800 285 1818 (ligação gratuita), somente de telefones fixos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h30 (exceto feriados), ou pelo site.
Fonte por: Tribuna do Norte
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)