INSS Exige Biometria: Novas Regras, Documentos e Prazos Urgens para Solicitantes
INSS exige biometria de novos solicitantes! 🚨 Novas regras começam em novembro de 2024. Pessoas com mais de 80 anos e com dificuldades de locomoção estão isentas. A CIN é o documento chave!
Novas Regras do INSS e Biometria: O Que Você Precisa Saber
Com as recentes mudanças nas regras do INSS, é fundamental que você esteja atento para evitar qualquer interrupção no recebimento dos seus benefícios. As novas exigências, que começaram a ser implementadas em novembro de 2024, afetam principalmente aqueles que estão no processo de solicitação de aposentadoria ou auxílio.
Exigência de Biometria a Partir de Novembro
Desde o dia 21 de novembro de 2024, o INSS passou a exigir a coleta de dados biométricos de todos os novos solicitantes de benefícios. Essa medida visa combater fraudes e garantir a segurança do sistema. O objetivo é assegurar que apenas pessoas elegíveis recebam os benefícios.
Quem Está Eximido da Biometria?
É importante saber que nem todos precisam realizar a coleta de dados biométricos. Pessoas com mais de 80 anos e aquelas com dificuldades de locomoção por motivos de saúde, desde que comprovado por meio de laudo médico, estão isentas da exigência.
Leia também:
INSS: Calendário de Pagamentos em Dezembro de 2025 para Aposentados de R$ 1.518,00!
Aposentados: 9 Formas de Aumentar Benefício no INSS em 2025 e 2026!
INSS Desmente Rumores: Aposentadoria Automática Não Existe Para Auxílio-Doença!
Além disso, migrantes em situação de refúgio e residentes do exterior também não precisam realizar a biometria.
Documentos Aceitos para o Cadastro
Inicialmente, o cadastro biométrico aceitará documentos como a Certidão de Identidade Nacional (CIN), Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e o Título de Eleitor. No entanto, a partir de 1º de janeiro de 2028, a CIN se tornará o único documento aceito para o cadastro biométrico.
A primeira via da CIN é gratuita, independentemente da renda da pessoa.
Validade do RG
É relevante mencionar que o Registro Geral (RG) terá validade somente até fevereiro de 2032. Após essa data, a Certidão de Identidade Nacional (CIN) será o documento oficial de identificação.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)