INSS informa que fará restituição de valores descontados de aposentadorias a partir de abril

Os valores dos benefícios dos meses e anos anteriores não serão reembolsados.

09/05/2025 11h07

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) irá restituir, no período entre maio e junho, os valores bloqueados referentes às mensalidades de entidades associativas de aposentados e pensionistas, em abril. A retenção ocorreu após a identificação de um esquema que realizava os descontos sem a devida autorização dos beneficiários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Serão devolvidos 292,7 milhões de reais, referentes apenas ao último mês. Todos os descontos foram cancelados e o INSS não liberou as verbas para as entidades.

Com a folha de pagamento já processada, a devolução ocorrerá gradualmente, na folha de maio, que será paga entre 26 de maio e 6 de junho, nos prazos habituais de pagamento dos benefícios.

Leia também:

Valores já com desconto em outros meses.

A restituição dos valores de abril será realizada sem necessidade de comunicação prévia dos beneficiários. Em relação aos valores descontados em meses e anos anteriores, o processo será diferente.

A partir da próxima semana, o INSS notificará todas as pessoas que tiveram valores descontados para pagamento de mensalidades associativas. Os beneficiários deverão informar se autorizaram ou não os descontos, para que o processo de recuperação do dinheiro seja iniciado, se necessário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As notificações ocorrerão exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, a partir de terça-feira, 13. As informações oficiais não serão divulgadas por outros canais. A partir de quarta-feira, 14, os aposentados e pensionistas deverão informar se autorizaram ou não os descontos, através do aplicativo ou pelo telefone 135.

O aplicativo Meu INSS está disponível para download gratuito em dispositivos Android ou iOS, como os celulares iPhone.

De acordo com informações oficiais, 27 milhões de beneficiários não receberam descontos. Esses já começaram a ser notificados imediatamente, também pelo aplicativo Meu INSS.

Cada pessoa que recebeu descontos receberá informações detalhadas, especificando os valores, a entidade responsável e o período de aplicação, caso haja. Se o cidadão confirmar sua autorização, não ocorrerá nenhuma ação. Caso contrário, o INSS irá acionar a entidade associativa.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.