INSS inicia o pagamento do 13º salário para aposentados e pensionistas; veja as datas
24/04/2025 às 9h27

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) inicia, nesta quinta-feira (24/4), o pagamento da primeira parte do 13º salário para aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios da instituição.
Os beneficiários com renda até o salário mínimo (R$ 1.518) são atendidos inicialmente, enquanto aqueles com renda mensal acima do piso nacional receberão a primeira parcela no início de maio.
Trinta e quatro milhões de pessoas serão beneficiadas com a antecipação da bonificação natalina.
A concessão do 13º salário para trabalhadores com benefícios da Previdência Social foi formalizada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no início de abril, durante o evento “O Brasil dando a volta por cima”.
LEIA TAMBÉM:
● Revisão de benefícios por incapacidade resulta em economia de R$ 3 bilhões
● 279.500 contribuintes têm chances de receber restituição do Imposto de Renda
● O Banco do Brasil não considera viável a aquisição do Galípolo pela BRB
Aumento do décimo terceiro salário para o cálculo da contribuição previdenciária.
O calendário de pagamentos, conforme abaixo, considera o número final do cartão de benefício, que se encontra antes do traço. Da mesma forma que nos últimos anos, o calendário e a antecipação do 13º salário de aposentados e pensionistas serão divididos em duas etapas.
Passo a passo do 13º salário
Como verificar os valores:
Por telefone.
Para quem não possui acesso à internet, pode ligar para a Central 135. É necessário fornecer o número do CPF e confirmar dados cadastrais junto à atendente, visando prevenir fraudes. O atendimento ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Para acessar o extrato de pagamento, siga os passos abaixo:
Auxílios de abril
O Ministério da Previdência Social (MPS) concedeu, em abril, mais de 40,6 milhões de benefícios a aposentados, pensionistas e titulares de auxílios do INSS, além do 13º salário.
Para confirmar a data de pagamento, o cidadão deve observar o número final do cartão de benefício, excluindo o último dígito verificador que se segue ao traço.
Se o número do benefício for 1610-3, o dígito final a ser considerado é o 0.
Calendário de pagamento do mês
Para aqueles que recebem até o salário mínimo:
Para aqueles que ultrapassam a faixa salarial mínima.
É possível verificar o número do cartão do benefício no site e aplicativo Meu INSS, através do serviço “extrato de pagamento”. Também é possível obter essa informação na central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Fonte: Metrópoles