INSS processa 1,6 milhão de solicitações de ressarcimento por casos de fraude

De acordo com o instituto, apenas 31.972 indivíduos concederam autorização para os descontos; 92% das reclamações foram originadas através de plataformas online.

19/05/2025 20:52

1 min de leitura

INSS processa 1,6 milhão de solicitações de ressarcimento por casos de fraude
(Imagem de reprodução da internet).

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou o balanço do 6º dia em que aposentados e pensionistas consultaram descontos de entidades associativas. De acordo com o órgão, 1,6 milhão havia informado não reconhecer o vínculo com as associações e solicitado reembolso até as 17h desta 2ª feira (19.mai.2025).

31.972 pessoas entraram em contato com o INSS e relataram ter dado permissão para os descontos. Segue um resumo abaixo:

Segue a divisão por canal de atendimento:

Leia também:

O INSS comunicou que 41 entidades associativas foram questionadas. A instituição afirmou que houve mais de 4,3 milhões de acessos à funcionalidade de consulta e que quase 2 milhões foram de usuários que não tinham descontos. Em todo, o valor arrecadado por essas associações foi de R$ 6,5 bilhões de 2019 a 2024.

A Power360 elaborou uma reportagem detalhando os passos para denunciar fraudes em benefícios do INSS, visando, posteriormente, buscar o reembolso dos valores. Saiba mais aqui.

A verificação do bloqueio e exclusão do INSS, referente ao dia 9 de maio de 2025, permite a consulta sobre o status de processos e informações relacionadas ao Instituto Nacional do Seguro Social. É possível identificar se há algum bloqueio em pagamentos ou se há necessidade de exclusão de dados do sistema.

Fonte: Poder 360

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)