INSS Simplifica Prova de Vida: Beneficiários Recebem Aviso e Têm 30 Dias!

INSS simplifica prova de vida! Beneficiários recebem aposentadorias e pensões? O INSS cruza dados e confirma a vida de forma automática. 4 milhões convocados!

12/11/2025 8:52

2 min de leitura

INSS Simplifica Prova de Vida: Beneficiários Recebem Aviso e Têm 30 Dias!
(Imagem de reprodução da internet).

INSS Simplifica Prova de Vida para Beneficiários

Desde 2023, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mudou a forma como os beneficiários realizam a Prova de Vida, um procedimento anual obrigatório para quem recebe aposentadorias, pensões ou auxílios por incapacidade temporária com mais de um ano de duração.

Essa mudança visa facilitar o processo e reduzir o tempo de espera para os segurados.

Como Funciona a Prova de Vida Atual

Atualmente, a Prova de Vida é realizada de forma automática. O INSS cruza informações de diferentes órgãos do Governo Federal para confirmar se o beneficiário está vivo. Essa etapa elimina a necessidade de comparecimento presencial em agências do INSS ou bancos, simplificando o processo para os segurados.

Leia também:

Como o INSS Confirma a Vida do Beneficiário?

O INSS utiliza o cruzamento de dados com outras bases governamentais para verificar a vida do segurado. Essa metodologia garante a segurança e a eficiência do processo, sem a necessidade de comprovação física.

Consulta da Situação da Prova de Vida

Os beneficiários podem acompanhar a situação da sua Prova de Vida de duas maneiras. Caso haja pendências no cadastro, o INSS pode não conseguir confirmar a vida do segurado, geralmente devido à falta de atualização cadastral ou ausência de registros recentes.

Em outubro de 2025, o INSS comunicou que cerca de quatro milhões de segurados foram convocados para realizar a prova de vida manualmente.

Realização Manual da Prova de Vida

Esses segurados têm 30 dias para regularizar a situação, recebendo um aviso no extrato bancário. A realização da prova de vida manual pode ser feita em alguns bancos, diretamente na agência onde o benefício é pago.

Atenção aos Golpes

O INSS reforça que não realiza visitas domiciliares para coleta de documentos ou execução da Prova de Vida. O Instituto também não solicita informações por telefone, mensagens, SMS ou e-mail. Em caso de dúvidas, o segurado deve ignorar a mensagem e nunca fornecer dados pessoais, senhas, documentos ou realizar pagamentos para liberar ou bloquear benefícios.

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)