Instagram inicia mercado para criadores no Brasil; entenda como funciona
23/02/2024 às 12h25
Na quarta-feira (21), o Instagram anunciou o lançamento do marketplace de criadores de conteúdo no Brasil, uma ferramenta que facilita a conexão entre influenciadores e marcas, criando novas oportunidades de parceria. Esse recurso foi testado nos Estados Unidos em 2022 e está sendo expandido para outros países.
Na plataforma, os produtores de conteúdo podem “criar um portfólio para destacar o que os torna únicos”, como explica a Meta. Quantidade de seguidores, nível de engajamento e a participação em trabalhos anteriores são algumas das informações que devem ser adicionadas, além da possibilidade de indicação de marcas e interesses relevantes.
Os criadores podem usar a plataforma para compartilhar seu portfólio com as marcas.
Já as marcas têm a oportunidade de encontrar o influencer perfeito para suas campanhas. Elas podem fazer a pesquisa filtrando por atributos e público, visualizar a lista de pessoas que demonstraram interesse na parceria, verificando o portfólio de cada candidato, ou conferir as recomendações personalizadas com base em aprendizado de máquina.
Segundo a big tech, fazer anúncios juntos é a melhor maneira de trabalhar em colaboração no mercado do Instagram. No entanto, existem outras opções disponíveis para atender diferentes necessidades.
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Quando estreia o marketplace de criadores do Instagram?
De acordo com o Instagram, a novidade estará disponível em breve. Além do Brasil, a funcionalidade de mercado de criadores será lançada na Austrália, Canadá, Reino Unido, Japão, Nova Zelândia e Índia. Marcas chinesas também terão a oportunidade de participar, se conectando com influenciadores de outros países.
Os usuários poderão usar a nova funcionalidade através do painel profissional no aplicativo da rede social. Lá, eles poderão ver solicitações e mensagens de parceria na seção chamada “Mensagens de parceria”. No caso das empresas, a gestão dessa ferramenta estará disponível no Meta Business Suite.
O Instagram agora está expandindo sua função e permitindo que mais usuários e anunciantes desfrutem de ferramentas similares às encontradas no TikTok e no Kwai. O YouTube também oferece um serviço semelhante, conectando criadores de conteúdo a marcas.