Instituições financeiras diminuem as chances de recessão nos EUA após período de calma

Mercado antecipa perspectivas positivas para a economia do país com o fim das tarifas com a China.

13/05/2025 15:51

1 min de leitura

Instituições financeiras diminuem as chances de recessão nos EUA após período de calma
(Imagem de reprodução da internet).

Instituições financeiras diminuíram suas projeções de recessão para os Estados Unidos após uma trégua tarifária temporária entre os EUA e a China, o que impulsionou o otimismo em relação à redução das tensões comerciais globais.

O Goldman Sachs revisou sua projeção de recessão nos EUA, diminuindo-a de 45% para 35%, enquanto o Barclays eliminou completamente a possibilidade de recessão e o J.P. Morgan avaliou a probabilidade em menos de 50%.

Na segunda-feira (12), Estados Unidos e China estabeleceram um acordo para diminuir as tarifas sobre as importações um do outro por 90 dias. Os Estados Unidos reduzirão suas taxas sobre produtos chineses de 145% para 30%, enquanto a China diminuirá as tarifas sobre as importações dos EUA de 125% para 10%.

Leia também:

Instituições financeiras internacionais elevaram suas chances de uma recessão global e nos Estados Unidos no mês passado, devido às preocupações com as tarifas, que ameaçavam diminuir a confiança dos empresários e reduzir o ritmo de crescimento.

O Goldman também aumentou sua previsão de crescimento do PIB dos EUA em 2025 em 0,5 ponto percentual, elevando-a para 1%, informou em comunicado na segunda-feira.

Com a perspectiva de crescimento a melhorar, o Goldman agora estima três cortes na taxa de juros pelo Federal Reserve em 2025 e 2026. A instituição prevê a redução em dezembro, e as demais em março e junho do próximo ano.

O Goldman previa anteriormente três cortes na taxa de juros em 2024.

O Goldman afirmou que a justificativa para os cortes se altera de seguro para normalização, devido ao crescimento que se mantém um pouco mais estável, ao aumento da taxa de desemprego ser um pouco menor e à redução da necessidade de suporte.

Barclays e J.P. Morgan concordam com o Goldman Sachs na expectativa de uma única redução na taxa de juros definida pelo Federal Reserve em dezembro de 2025.

A Barclays previu dois cortes em julho e setembro, ao passo que o J.P. Morgan antecipava apenas um corte em setembro.

forma clara

Fonte: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)