Instituto Butantan inicia testes de vacina brasileira contra a gripe aviária

Agência sancionou estudo com 700 voluntários para avaliar vacina; Brasil registrou o primeiro caso do vírus em granja de grande porte.

16/05/2025 19h49

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Butantan iniciará testes clínicos em humanos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O imunizante está sendo desenvolvido em São Paulo, enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou na sexta-feira (16.mai.2025) o primeiro caso do vírus em criação comercial de galinhas no Brasil.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A detecção ocorreu em uma fazenda em Montenegro, no Rio Grande do Sul, gerando impactos nos negócios dos produtores. Anteriormente, os casos se restringiam a aves selvagens no território nacional. O governo esclareceu, em comunicado oficial, que “a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos”.

O desenvolvimento do imunizante brasileiro respondeu à presença do vírus na região. Segundo o Butantan, a partir de 2022, novas variantes do patógeno começaram a circular na América do Sul, inclusive no Brasil, resultando na morte de aves e alguns mamíferos aquáticos. Anteriormente, o vírus circulava principalmente na Ásia, África e norte da Europa desde 2006.

LEIA TAMBÉM:

Para os ensaios clínicos, o Instituto Butantan escolhe 700 voluntários, distribuídos por Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes são separados em dois grupos de idade: pessoas entre 18 e 59 anos e indivíduos com mais de 60 anos.

A cada sete voluntários, apenas um receberá placebo. Os demais receberão o imunizante em desenvolvimento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O registro de voluntários para o teste iniciou-se em abril, sendo que o processo terá duração aproximada de 7 meses. Durante este período, os indivíduos receberão duas doses, com 21 dias de intervalo entre as aplicações.

O monitoramento dos voluntários compreende uma avaliação preliminar com exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos conduzidos no Hospital Português Real. A análise da imunidade celular da vacina será assegurada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Pernambuco.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.