Instituto Butantan inicia testes de vacina brasileira contra a gripe aviária
Agência sancionou estudo com 700 voluntários para avaliar vacina; Brasil registrou o primeiro caso do vírus em granja de grande porte.

O Instituto Butantan iniciará testes clínicos em humanos da primeira vacina brasileira contra a gripe aviária após autorização da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O imunizante está sendo desenvolvido em São Paulo, enquanto o Ministério da Agricultura e Pecuária confirmou na sexta-feira (16.mai.2025) o primeiro caso do vírus em criação comercial de galinhas no Brasil.
A detecção ocorreu em uma fazenda em Montenegro, no Rio Grande do Sul, gerando impactos nos negócios dos produtores. Anteriormente, os casos se restringiam a aves selvagens no território nacional. O governo esclareceu, em comunicado oficial, que “a doença não é transmitida pelo consumo de carne de frango ou ovos”.
O desenvolvimento do imunizante brasileiro respondeu à presença do vírus na região. Segundo o Butantan, a partir de 2022, novas variantes do patógeno começaram a circular na América do Sul, inclusive no Brasil, resultando na morte de aves e alguns mamíferos aquáticos. Anteriormente, o vírus circulava principalmente na Ásia, África e norte da Europa desde 2006.
Leia também:

Medicamentos como Ozempic e outros similares diminuem o risco de câncer em 7%, aponta estudo

A Anvisa afirma que farmácias estão realizando propaganda irregular do Mounjaro

A Anvisa impede a comercialização de duas marcas de azeite
Para os ensaios clínicos, o Instituto Butantan escolhe 700 voluntários, distribuídos por Pernambuco, Minas Gerais e São Paulo. Os participantes são separados em dois grupos de idade: pessoas entre 18 e 59 anos e indivíduos com mais de 60 anos.
A cada sete voluntários, apenas um receberá placebo. Os demais receberão o imunizante em desenvolvimento.
O registro de voluntários para o teste iniciou-se em abril, sendo que o processo terá duração aproximada de 7 meses. Durante este período, os indivíduos receberão duas doses, com 21 dias de intervalo entre as aplicações.
O monitoramento dos voluntários compreende uma avaliação preliminar com exames bioquímicos, hematológicos e sorológicos conduzidos no Hospital Português Real. A análise da imunidade celular da vacina será assegurada pela Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) Pernambuco.
Fonte: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)