O Instituto Butantan desenvolveu e avaliou três vacinas contra o vírus da influenza aviária que apresentaram habilidade de induzir resposta imune em modelos animais. O estudo, publicado na revista Vaccines nesta sexta-feira (8.ago.2025), revelou que as formulações foram eficazes quando utilizadas em conjunto com adjuvante e aplicadas em duas doses.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os testes avaliaram três candidatas vacinais distintas: influenza A(H5N1/pato/Vietnã), associada ao clã 2.3.2.1c, responsável por óbitos em humanos na Ásia; influenza A(H5N8/Astrakhan), do clã 2.3.4.4b, com distribuição quase global; e influenza A(H5N1/Anhui), que representa uma linhagem intermediária entre cepas circulantes e aquelas para as quais já existem vacinas de uso emergencial.
Dentre as três formulações testadas, a vacina contendo o vírus influenza A (H5N8/Astrakhan) apresentou-se como a mais adequada para a proteção contra os vírus H5N1 do clado 2.3.4.4b, responsável pelos recentes surtos em granjas do Rio Grande do Sul.
LEIA TAMBÉM!
Pesquisadores do Centro Bioindustrial do Instituto Butantan, em parceria com cientistas da USP e da Unicamp, conduziram a pesquisa. O estudo contemplou diferentes áreas do instituto, incluindo o Laboratório de Influenza, Produção de Banco Influenza, Controle de Qualidade e Vacinas Bacterianas.
Com base nesses resultados, o Instituto visa prosseguir para as fases seguintes do desenvolvimento vacinal, que englobam a avaliação de segurança e imunogenicidade em ensaios não clínicos e clínicos, particularmente para o subtipo H5N1 2.3.4.4b.
Fonte por: Poder 360
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE