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Instituto Nacional do Seguro Social: Mais de 1,3 milhão de beneficiários solicitaram restituição de valores

O Ministério da Educação retomou na quarta-feira, 14, o recebimento de solicitações para o reembolso de valores cobrados de forma incorreta.

Por: Redação ZéNewsAi

16/05/2025 18:43

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) comunicou que foram registradas 1.345.817 solicitações de reembolso de descontos não autorizados por entidades associativas, como associações e sindicatos, em novo relatório divulgado nesta sexta-feira (16).

Os números fechados às 17h de hoje se referem ao aplicativo “Meu INSS”.

De acordo com os novos dados, 24.818 usuários que consultaram os descontos declararam reconhecer e autorizar os repasses.

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O número de cidadãos que acessaram o aplicativo, seja para solicitar ou não o reembolso, ultrapassou em mais de duas vezes o patamar anterior – foram contabilizados quase 35 milhões de acessos pela autarquia. Na quarta-feira (14), o valor foi de 8,5 milhões.

Já no dia 15, o número alcançou 23 milhões. Em total, 41 entidades foram contestadas.

O presidente do INSS, Gilberto Waller, afirmou em coletiva de imprensa que ainda não há uma fonte financeira definida para os ressarcimentos. Segundo ele, idealmente, as indenizações deveriam ser pagas pelos responsáveis pelas fraudes.

Entenda.

O INSS iniciou na última quarta-feira a abertura dos pedidos de ressarcimento dos valores descontados indevidamente.

O serviço de solicitação de reembolso estará disponível no aplicativo “Meu INSS” e na “Central de Atendimento 135”. O aplicativo apresentou instabilidades pela manhã. Waller recomendou que os usuários “tenham calma”.

O aplicativo enviará a contestação, informando que o aposentado ou pensionista não reconhece a cobrança.

A organização terá até 15 dias úteis para apresentar os documentos que atestem a autorização da cobrança. Caso não o faça, contará com mais 15 dias para efetuar a devolução do valor.

O valor não será depositado diretamente nas contas de aposentados ou pensionistas, visando proteger os dados bancários e evitar novas fraudes.

O valor será devolvido ao INSS, responsável por repassar o montante aos beneficiários.

Fonte: CNN Brasil

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Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

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