Instituto Nacional do Seguro Social registra 1.345.000 pedidos de reembolso
Até o momento, foram registrados 34.960.465 acessos à plataforma Meu INSS.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apresentaram 1.345.817 pedidos de restituição de valores descontados indevidamente por entidades de classe, conforme balanço divulgado pela instituição nesta sexta-feira 16, com dados consolidados até as 17h. Até quinta-feira 15, o número de segurados que solicitaram o reembolso era de 1.051.238.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1.370.635 beneficiários utilizaram a plataforma Meu INSS ou o canal 135 para informações sobre reduções concedidas por entidades de classe, com 24.818 relatando a aprovação do benefício.
De acordo com o INSS, houve 34.960.465 acessos à plataforma Meu INSS. Deste total, 5.997.999 segurados procuraram informações sobre a consulta dos descontos no Meu INSS, e 2.836.350 utilizaram a plataforma para reportar a ausência de descontos.
LEIA TAMBÉM:
● Alckmin partirá nesta sexta-feira (16) para a missa do papa Leão XIV no Vaticano
● Bolsonaro afirma que morrerá na cadeia: “Não vai demorar” acusado de tentativa de golpe
● Lula promove reunião com ministros e lideranças para tratar da CPI do INSS
A sexta-feira marcou o terceiro dia de funcionamento do serviço que possibilita ao titular verificar os valores descontados nos últimos anos e determinar se houve autorização ou não, dando início a um processo administrativo para a restituição dos valores.
São 41 entidades associativas questionadas nesses lançamentos, incluindo todas que possuíam ou possuíam algum credenciamento com o órgão para obter o desconto.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Cerca de 9 milhões de segurados iniciaram a ser notificados desde terça-feira (13) sobre descontos por entidades e associações. Agora, é possível saber o nome da entidade a qual o aposentado ou pensionista que teve desconto, por meio do serviço Consultar Descontos de Entidades Associativas, disponível no aplicativo.
Investigação
A Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União (CGU) investigam os descontos concedidos a aposentados e pensionistas, apurando a atuação de organizações criminosas para fraudar os benefícios previdenciários, mediante a associação não autorizada de segurados do INSS.
Desde quinta-feira, 15, mais de 4,3 milhões de usuários consultaram a plataforma Meu INSS para verificar os valores de desconto a que tiveram direito. O prazo para solicitar um eventual reembolso permanece indeterminado.
As entidades filiativas cujos descontos foram questionados por um beneficiário deverão apresentar uma documentação específica, dentro do prazo de 15 dias úteis, para demonstrar a adesão voluntária aos valores descontados ou realizar o pagamento devido.
Ao efetuar o pagamento, o valor será repassado ao Tesouro Nacional para eventual devolução na conta do segurado. Essas organizações podem utilizar uma plataforma própria disponibilizada pela Dataprev.
A partir da última semana, quem não recebeu descontos associativos recebeu a mensagem “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício”.
Esteja atento a golpes financeiros.
O INSS informa que não realiza ligações telefônicas nem envia mensagens SMS, por e-mail, WhatsApp ou outros canais não oficiais para comunicar sobre os descontos de entidades associativas.
É necessário aumentar a atenção com fraudes! O contato oficial com os beneficiários do INSS será realizado exclusivamente por meio de notificações no aplicativo Meu INSS. Evite clicar em links suspeitos e não forneça informações pessoais caso receba ligações, adverte a autarquia.
As informações de interesse dos cidadãos serão divulgadas pelos meios oficiais do instituto.
Em caso de dúvidas, o cidadão deve ligar para a central de atendimento 135.
Fonte: Carta Capital