A partir de 29 de maio, as agências dos Correios oferecerão atendimento a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que possam ter sofrido descontos não autorizados praticados por associações. O anúncio foi divulgado nesta quinta-feira, 22.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do INSS, Giberto Waller, enfatizou em coletiva de imprensa que o atendimento presencial estará disponível com ênfase na população de aposentados e pensionistas que não possuem acesso à tecnologia.
O atendimento físico é restrito às agências dos Correios. As agências do INSS não processam esse tipo de solicitação. Possuímos outra necessidade, com outra finalidade para essas agências da previdência social. Ademais, não dispomos da abrangência que os Correios oferecem.
LEIA TAMBÉM!
De acordo com Waller, o INSS opera com 1.570 agências, localizadas em pouco mais de 700 municípios maiores, onde a maior parte da população tem acesso à tecnologia e, não necessitaria procurar atendimento presencial.
O ministro enfatizou que a colaboração com os Correios permite alcançar municípios menores, que apresentam maiores desafios no acesso à tecnologia ou à telefonia, e que a gestão disponibiliza, como meios de comunicação, o aplicativo Meu INSS, os sites oficiais e o número de telefone 135.
Para receber atendimento em uma agência dos Correios, o aposentado ou pensionista necessita apenas de um documento de identificação. Em casos de pessoas deitadas ou com dificuldade de locomoção, pode ser que um terceiro acompanhe à localidade, desde que apresente uma procuração.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do INSS esclareceu que a visita à agência não permite alterar informações cadastrais, sendo utilizada apenas para verificar se houve ou não desconto.
A intenção é que os Correios, ao receberem a pessoa, realizem o atendimento, abram a tela verificando se houve desconto, de qual associação [o desconto] foi aplicado e se foi autorizado ou não. Ela finaliza a manifestação automaticamente, recebe um protocolo com número, horário e data. Isso terá importância posteriormente, completou.
Fonte: Carta Capital