Intel apresenta nova microarquitetura de e-cores e p-cores, chamada Skymont e Lion Cove
22/08/2024 às 17h21
A Intel anunciou hoje, na Computex 2024, a nova microarquitetura dos núcleos de eficiência (e-cores) e dos núcleos de performance (p-cores) da linha de chips Lunar Lake.
Continua depois da publicidade
Os e-cores usam Skymont, enquanto os p-cores são Lion Cove. Há um total de oito núcleos, sendo quatro de eficiência e quatro de desempenho.
De acordo com a Intel, as novas unidades de processamento gráfico Xe 2, NPU 4 (unidade de processamento neural) e IPU (unidade de processamento de imagem), juntamente com as estruturas Skymont e Lion Cove, proporcionam eficiência x86 sem igual.
A Intel apresentou na Computex 2024, em Taiwan, informações sobre a família de processadores Meteor Lake.
Os e-cores são projetados para aumentar a escalabilidade das operações do dispositivo e a capacidade VNNI, enquanto os p-cores visam aumentar a taxa de instruções por ciclo (IPC). A unidade de medida indica quantas operações o chip executa a cada ciclo de clock.
LEIA TAMBÉM:
● AMD lança nova série de chips Ryzen AI 300 para laptops
● WhatsApp Anuncia Parceria com Giphy: Novas Figurinhas Chegam para Agitar Suas Conversas!
● A Qatar Airways vai fornecer internet Starlink grátis
Além disso, as novas microarquiteturas trouxeram importantes melhorias no IPC. Skymont e Lion Cove alcançaram aumentos de dois dígitos em comparação com a estrutura Crestmont, presente na família Meteor Lake.
A Intel anunciou que os processadores Meter Lake estarão disponíveis em PCs com IA a partir do terceiro trimeste de 2024.