O software de IA é treinado para analisar imagens e relatórios, detectando padrões visuais e textuais que sinalizem a ocorrência de doenças.
Uma inteligência artificial, criada por pesquisadores da UFF, pode auxiliar na identificação de enfisema pulmonar ou câncer de pulmão em tomografias computadorizadas. Essas doenças podem progredir de maneira discreta por longos períodos, o que ressalta a relevância de um diagnóstico precoce.
A ferramenta, denominada ChestFinder, está sendo treinada para analisar bancos de dados preenchidos com imagens e relatórios de outros pacientes, e detectar padrões visuais e textuais que apontem para a existência das doenças. O estudo foi iniciado há cerca de dois anos, no Hospital Universitário Antônio Pedro, em Niterói, vinculado à UFF. Os primeiros resultados indicam que a ferramenta obteve precisão e sensibilidade consideráveis.
É importante ressaltar que a ferramenta não oferece um diagnóstico, ela apresenta uma possível indicação que deve ser avaliada por um profissional. Contudo, já com essa indicação, pacientes podem ser encaminhados para acompanhamento especializado de forma mais rápida, o que auxilia na elaboração de diagnósticos precoces, afirmou o professor Daniel de Oliveira, do Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense.
A ferramenta de IA será disponibilizada em repositório público, para ser utilizada em outros hospitais que já possuem laudos e exames digitalizados. O ChestFinder também permite que os médicos identifiquem outros resultados compatíveis ou semelhantes aos do paciente, para analisá-los comparativamente, considerando o contexto clínico.
Adicionalmente, conforme a professora do Departamento de Radiologia da Universidade Federal Fluminense, Cristina Asvolins, o software tem a capacidade de identificar sinais de doenças, mesmo que não seja o propósito primário do exame.
Em qualquer serviço de diagnóstico por imagem onde o paciente realizou o exame de tomografia computadorizada de tórax, o resultado pode apresentar como achado incidental o enfisema ou nódulo suspeito. Por exemplo, serviços de emergência, onde esses achados não são o foco principal do exame.
Asvolins também ressaltou que a IA pode reduzir o tempo de espera até a confirmação do diagnóstico, e o custo econômico, uma vez que tanto o enfisema quanto o câncer requerem menos intervenções quando detectados em fase inicial, e apresentam um fator de risco bastante comum.
O tabagismo é um problema de saúde pública complexo, com aspectos econômicos e sociais, e qualquer intervenção que possa auxiliar na melhoria do diagnóstico será benéfico para a saúde da população. Identificar um câncer, por exemplo, como o de pulmão, em uma fase inicial com chance de tratamento, proporciona muitos benefícios para o paciente e para a rede de saúde, seja ela pública ou privada.
Com informações da Agência Brasil.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!