Interrupção da Starlink impacta a comunicação ucraniana na guerra
Falha no sistema interno na quinta-feira prejudicou o acesso à internet de militares ucranianos.

Tropas ucranianas perderam comunicação na quinta-feira (24.jul.2025) devido a falhas na Starlink. O sistema interno apresentou instabilidade por mais de duas horas, interrompendo a internet via satélite e afetando operações com drones no campo de batalha.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A interrupção ocorreu, conforme declarado pelo vice-presidente da empresa, Michael Nicolls, devido a uma falha nos serviços de software internos que sustentam a rede principal.
O chefe das forças de drones da Ucrânia, Robert Brovdi, alertou no Telegram que as missões com os dispositivos não tiveram transmissão de vídeo. Outro militar informou à Reuters que diversas operações precisaram ser interrompidas.
LEIA TAMBÉM:
● Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China
● Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho
● Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
A Ucrânia utiliza os satélites da empresa de Elon Musk para a comunicação entre soldados e oficiais, e também para o planejamento de ofensivas contra a Rússia.
A perda da conexão com a internet praticamente elimina a capacidade de realizar operações de combate, declarou Oleksandr Dmitriev, fundador de um dos sistemas ucranianos que monitoram drones de combate.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Foi a segunda vez que o sistema Starlink parou de funcionar para os militares ucranianos. A Reuters informou que Musk ordenou o desligamento do serviço em setembro de 2022 em uma área que os ucranianos buscavam reconquistar da Rússia. Devido ao corte de internet, a operação falhou e as áreas permanecem sob domínio russo até o momento.
Fonte por: Poder 360