Inundações Devastam Sudeste Asiático: Milhares de Mortos e Desaparecidos em Crise Humanitária

Inundações devastam Sudeste Asiático, ceifando vidas e gerando crise humanitária. Milhares de mortos e desaparecidos em Indonésia, Tailândia e Sri Lanka. Situação crítica em Aceh Norte

1 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

Inundações Devastam Sudeste Asiático, Causando Milhares de Mortos e Desaparecidos

A região do Sudeste Asiático enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, com mais de mil vidas ceifadas e centenas de pessoas desaparecidas após as intensas inundações que atingiram o último fim de semana. As cenas são de terror, com moradores relatando águas “incontroláveis” que subiram até o pescoço, danificando residências e comunidades inteiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em Sumatra, Indonésia, o balanço de vítimas subiu para 593 mortos e 468 desaparecidos, conforme anunciou a agência de gestão de desastres. “A água chegava até o meu pescoço”, relatou Misbahul Munir, 28 anos, morador de Aceh Norte. “A água subiu quase dois metros.

Todos os móveis estão danificados. Tenho apenas a roupa que estou vestindo”, disse, sem conter o choro. A situação é crítica em abrigos, onde mulheres grávidas e crianças pequenas enfrentam condições preocupantes.

LEIA TAMBÉM!

Enquanto isso, no Sri Lanka, o governo pediu ajuda internacional e utilizou helicópteros militares para alcançar pessoas isoladas pelas inundações e deslizamentos de terra. “Nunca pensei que as inundações seriam tão terríveis”, confessou Dinusha Sanjaya, 37 anos, em um acampamento de emergência.

A intensidade da chuva, combinada com a velocidade com que cobriu tudo, causou um impacto devastador.

A situação é comparável aos horrores do tsunami de 2004, que deixou mais de um milhão de desabrigados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outras partes da região, a situação também é alarmante. No sul da Tailândia, as enchentes mataram 176 pessoas, e na Malásia, duas pessoas morreram nas enchentes no estado de Perlis.

A temporada anual de monções, que geralmente provoca chuvas fortes e leva a deslizamentos de terra e inundações, está agravando a crise. As mudanças climáticas, com uma atmosfera mais quente retendo mais umidade, estão aumentando a intensidade das tempestades e das chuvas.

Sair da versão mobile