Mortes por Chuvas no México Aumentam para 76
O número de mortes confirmadas devido a fortes chuvas que causaram inundações e deslizamentos no México subiu para 76, com 27 pessoas ainda desaparecidas, conforme informou o governo nesta segunda-feira, 20.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O desastre teve início há duas semanas, após dias de chuvas intensas, e resultou em 119 localidades do centro e leste do país permanecendo isoladas. Isso ocorreu devido ao bloqueio ou destruição de estradas e rodovias, segundo um relatório apresentado na coletiva de imprensa matinal da presidente Claudia Sheinbaum.
Ações do Governo e Ajuda às Famílias
A presidente afirmou: “A atenção à emergência (…) ainda não terminou, continuamos trabalhando”. Ela também anunciou a entrega de uma primeira parcela de ajuda monetária direta, totalizando 10 bilhões de pesos (2,9 bilhões de reais), destinada a cerca de 100.000 famílias afetadas pelo desastre.
LEIA TAMBÉM!
O estado de Hidalgo, que faz fronteira com a capital mexicana, concentra o maior número de municípios isolados, totalizando 65. Muitos desses municípios estão localizados em áreas montanhosas, onde as vias de acesso foram danificadas pelos deslizamentos.
Veracruz e Mobilização Militar
Veracruz, localizado no leste do país e banhado pelo Golfo do México, foi o estado mais severamente afetado pelas inundações. Várias localidades na região são atravessadas por “rios de resposta rápida”, que podem transbordar rapidamente com o aumento do volume de água.
Mais de 12.700 militares do Exército e da Marinha estão mobilizados nos estados impactados pelo desastre. Estão em operação várias pontes aéreas e três marítimas para transportar ajuda às populações isoladas.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE