São Paulo

Investigação da Polícia Federal aponta lobista que atuava para o INSS tem passaporte apreendido após retorno da Europa

São Paulo — O lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como “careca do INSS”, teve o passaporte retido pela Polícia Federal (PF) ao retornar de Lisboa, Portugal, neste sábado (26/4). Ele é investigado no âmbito da Operação Sem Desconto, que apura um esquema bilionário de descontos indevidos diretamente da folha de aposentados. O caso foi revelado pelo Metrópoles.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais da apreensão do passaporte, Antunes recebeu informações sobre as demais medidas judiciais cabíveis, incluindo a proibição de contato com outros investigados e testemunhas, bem como com gestores e funcionários de entidades com acordos de descontos associativos.

O lobista também está proibido de acessar as unidades de qualquer dependência do INSS e entidades associadas, além da Procuradoria Federal Especializada do Instituto Nacional do Seguro Social (PFE-INSS) e da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev).

Antunes teve que indicar o local onde mora, as pessoas que formam sua família e os telefones utilizados na residência informada. Ele também ficou impedido de deixar a comarca onde reside sem autorização judicial.

LEIA TAMBÉM!

A atuação do lobista no esquema bilionário

Quem é o Careca do INSS

Em julho de 2024, o Metrópoles revelou que o lobista é proprietário de uma frota de veículos de luxo, incluindo Porsche e BMW, e possui mais de uma dúzia de empresas registradas em seu nome.

Antunes, ex-superintendente de marketing de uma grande empresa de planos de saúde, se apresenta ao público como representante da indústria farmacêutica nos mercados de saúde complementar e público, alegando ter atuado à frente de um laboratório que fornecia medicamentos ao Ministério da Saúde por dois anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Prospect, empresa cuja movimentação financeira milionária foi identificada pela Polícia Federal, oferece serviços a entidades que possuem ou mantêm acordos com o INSS para realizar descontos sobre aposentados, muitos deles questionados na Justiça por terem sido realizados sem o consentimento do segurado.

Outro lado

A reportagem não conseguiu contato com a defesa de Antunes. Na época das reportagens, seu advogado declarou que “atualmente não existe nenhuma relação” entre a Prospect e a Benfix, empresa de Camisotti.

Camisotti declarou que a Benfix não efetuou pagamentos à empresa de Antunes.

O advogado Daniel Bialski, representante da Ambec, declarou que a entidade “não realiza atividades ostensivas de captação, prospecção e afiliação de seus associados, sendo tais ações conduzidas por empresas privadas distintas, de modo que, caso qualquer irregularidade tenha ocorrido, a associação é vítima tanto quanto seus membros”.

A associação manifesta surpresa com o desம்பaramento da Operação Sem Desconto pela Polícia Federal, considerando que os mesmos fatos são investigados há mais de 1 (um) ano pela Polícia Civil do Estado de São Paulo. A associação afirma que, desde 2022, colabora ininterruptamente com a autoridade policial, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile