Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Política
  3. Investigação é pedida contra diretor da PF por proteger irmão de Lula

Investigação é pedida contra diretor da PF por proteger irmão de Lula

O senador Rogério Marinho afirma que Andrei Rodrigues violou o Código de Conduta da Alta Administração Federal.

Por: Redação ZéNewsAi

21/05/2025 0:05

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição na Casa, declarou ter protocolado na última segunda-feira (19) uma representação na Comissão de Ética Pública da Presidência solicitando que uma investigação seja aberta contra o diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues.

Seria buscar-se constatar se Rodrigues infringiu o Código de Conduta da Alta Administração Federal ao supostamente divulgar informações privilegiadas e “minimizar o envolvimento” de José Ferreira da Silva, o Frei Chico, vice-presidente do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi) e irmão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), na Operação Sem Desconto.

A operação se encarregou de detalhar o escândalo de fraude bilionária no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Leia também:

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Ministério divulga calendário de feriados e pontos facultivos de 2026 – Confira!

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Michelle Bolsonaro Revela Avanços na Cirurgia de Bolsonaro em Prisão

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Veto Presidencial Derruba Projeto de Lei do Setor Elétrico Após Privatizações!

Marinho aponta que um dos elementos que caracterizam a questão como “criminosa” foi a suspensão do acordo de cooperação técnica (ACT) do Sindinapi. Entretanto, o INSS suspendeu todos os ACTs em vigor em abril do corrente ano, após o escândalo de fraude ser revelado.

Agindo dessa maneira, o Diretor-Geral ou revelou informações privilegiadas das investigações conduzidas em sigilo sobre o Sindinapi e o irmão do presidente da República, Frei Chico, ou se manifestou de forma antiética e irresponsável, pois contradisse informações e dados constantes de relatórios da Polícia Federal e corroborados por decisão judicial que suspendeu, por indício de crime, o ACT do Sindinapi.

Em relação às informações privilegiadas, o líder da oposição menciona uma entrevista concedida por Rodrigues ao canal ICL Notícias.

Em 25/04/2025, concedeu entrevista ao ICL Notícias, em que apresentou uma série de declarações relacionadas a uma investigação em andamento, com desdobramentos ainda confidenciais, respondendo a perguntas que poderiam comprometer a investigação e gerar dúvidas sobre a imparcialidade da atuação da Polícia Federal. A jornalista Heloísa Vilela questionou: “O Sindnapi, do qual ele [Frei Chico] faz parte da diretoria, é alvo dessa investigação?” tendo o diretor respondido que não.

Rodrigues respondeu que diversas entidades e associações foram alvo de buscas e apreensões, e que medidas também foram aplicadas contra seus dirigentes, porém o Sindinapi não havia sido uma delas, nem seus gestores.

O diretor-geral afirmou que o irmão do presidente Lula não é alvo da operação, tampouco investigado nela. Acrescentou que o que ocorreu em relação a esse sindicato é, como em dezenas de outros, o bloqueio dos descontos, seja ele considerado indevido ou aparentemente indevido, por determinação judicial a partir de pedido da Polícia Federal.

A Advocacia-Geral da União decidiu, no início deste mês, excluir o Sindinapi das solicitações de bloqueio de ativos apresentadas pela instituição para ressarcir aposentados afetados pelas fraudes no INSS.

A arrecadação da entidade somou R$ 90 milhões em 2023. A CNN, a AGU informou que o recorte das 12 entidades objeto da ação cautelar de urgência ajuizada teve como base apuração administrativa instaurada no último dia 5 de maio pelo INSS. E que, em momento oportuno, ingressará com novas medidas judiciais cabíveis para a reparação de todo o dano sofrido pelos beneficiários da previdência social.

A CNN contatou a Polícia Federal e aguarda resposta.

Fonte: CNN Brasil

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
Andrei RodriguesINSSOperação Sem DescontoPFSindnapi
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

Invest

UBS Corta Projeções para C&A: Queda no Tráfego e Ajustes Urgentes!

06/01/2026 15:34 | 3 min de leitura

● Bolsonaro em Hospital: STF Decide Destino e Acompanhamento Médico do Ex-Presidente

06/01/2026 15:06 | 1 min de leitura

● Espírito Santo em Crise: Chuvas Históricas Desencadeiam Desastres e Alerta Máximo!

06/01/2026 15:21 | 2 min de leitura

● IA Revoluciona Estratégias Empresariais: Visão Estratégica Impulsiona o Sucesso!

06/01/2026 15:47 | 2 min de leitura

● Petrobras Suspende Perfuração do Poço Morpho Após Vazamento Grave no Atlântico!

06/01/2026 15:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!