Brasil

Investigação sobre a morte do “dentista das estrelas”: o que se sabe.


Investigação sobre a morte do “dentista das estrelas”: o que se sabe.
(Foto Reprodução da Internet)

A Polícia Civil de São Paulo registrou a morte de Rafael Puglisi, conhecido como “dentista das celebridades”, como suspeita, que está sob investigação.

Na segunda-feira (18), ele foi encontrado morto próximo à piscina de sua casa, em São Paulo.

A Secretaria da Segurança Pública de São Paulo comunicou à CNN, através de um comunicado, que todas as mortes causadas por causas não naturais devem ser consideradas suspeitas conforme uma regra interna e as investigações são conduzidas em conformidade com esta.

O 2º DP de Barueri, cidade da Grande São Paulo, possui o caso de acordo com a pasta. O relato também indica que foram requisitadas perícias ao Instituto Médico Legal (IML) e ao Instituto de Criminalística.

Morto encontrado após acidente em casa

Aos 35 anos, Rafael Puglisi morreu em São Paulo, na segunda-feira (18). Os familiares de Rafael anunciaram a notícia da morte em uma publicação nas redes sociais.

O dentista, conhecido por tratar celebridades, bateu a cabeça ao se mergulhar na piscina de sua moradia. Segundo o atestado de morte divulgado pelos parentes, a causa da morte foi “traumatismo cranioencefálico”.

“Como de costume, Rafa estava se preparando em casa para a sua natação matinal. Ele iria entrar e mergulhar de ponta na sua piscina, algo que faz todos os dias. Entretanto, Deus determinou que este mergulho seria diferente e ocorreu um acidente – Rafa bateu a cabeça. A tentativa dos médicos em reanimá-lo ocorreu, porém, infelizmente, ele chegou ao hospital sem vida”, a família compartilhou no Instagram.

“Solicitamos a todos que respeitem a dor da família e a memória de Rafa, nosso amado, também chamado de Dr. Rafael Puglisi. Continue com seu sorriso no céu, estamos claros de que você está cuidando de nós como sempre fez em vida! Tivemos o benefício de um anjo em nossas vidas e o céu adquiriu mais uma estrela!”, complementou a declaração.

O cemitério do Morumbi, na zona oeste de São Paulo, recebeu o velório do dentista na tarde de terça-feira (19). O público teve acesso à missa de corpo presente e ao enterro.

O que significa traumatismo cranioencefálico?

Diz respeito a lesões cujo impacto afetam o crânio da vítima o traumatismo craniano, ou cranioencefálico.

À CNN, Fernando Gomes, o neurocirurgião, confirma que traumatismo cranioencefálico, também conhecido como trauma craniano, é categorizado como grave se o paciente for localizado no local do trauma em um estado de falta de autoconsciência, desligado do exterior e sem movimento espontâneo dos olhos ou abertura dos mesmos.

“A neurotraumatologia estabelece que a primeira hora após o trauma é ‘decisiva'”, ele explicou. “Você não consegue mudar ou voltar atrás na lesão direta causada pelo impacto. Contudo, se o indivíduo for rapidamente submetido a um tratamento adequado, é possível minimizar todas as lesões secundárias que decorrem da evolução do trauma”, comunicou o professor livre docente da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

Segundo Gomes, o tratamento adequado em questão implica na “oxigenação de todos os tecidos cerebrais, com principal foco na manutenção da pressão arterial. Caso haja necessidade, pode envolver a remoção de lesões traumáticas agudas, como a evacuação de um hematoma”, por exemplo.

Rafael Puglisi, quem era?

O site do Instituto Guy Puglisi, onde Rafael desempenhava suas funções e liderava como diretor clínico, indica que vem da Faculdade Metropolitanas Unidas (FMU) a formação do dentista, sendo ele então o quarto membro de sua família no ramo profissional.

A biografia no site acrescentou que “[Rafael] obteve melhorias em odontologia estética, tendo a dominação de técnicas inovadoras de próteses através de cursos realizados no exterior. Está sempre presente em congressos internationais, acompanhando as mais recentes tendências do setor”.

Rafael, com 4,4 milhões de seguidores no Instagram, frequentemente publicava fotos com seus clientes famosos que faziam parte de seu portfólio. Entre eles estavam a atriz Jade Picon, o humorista Whindersson Nunes, a atriz Larissa Manoela, o jogador Neymar, entre outros.

O nome de clientes como o apresentador Silvio Santos e o diretor Wolf Maya ainda constam no site do Instituto onde Puglisi atendia, por exemplo.

(Tiago Tortella, da CNN, publicou este. As informações são de Léo Lopes, Flávio Ismerim e Dayres Vitoria, da CNN, e Bruna Rios)


🔥 Recomendado para voçê 🔥