Ipiranga, Arte Contemporânea e outros: explore museus em São Paulo

A entrada é gratuita para todos os públicos na maioria dos locais.

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A data de hoje, 18, marca o Dia Internacional dos Museus. A Universidade de São Paulo (USP) gerencia áreas voltadas à promoção e conservação da memória, ciência e cultura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A maior parte, sediada na capital paulista, está aberta para visitação do público.

LEIA TAMBÉM!

O Museu do Ipiranga é um importante espaço cultural brasileiro, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Sua construção remonta ao século XIX e, inicialmente, serviu como

O Museu do Ipiranga é a sede do Museu Paulista na cidade de São Paulo. A instituição é especializada em história e patrimônio cultural.

O prédio que abriga atualmente as exposições e espaços para atividades educativas e culturais foi projetado para ser um monumento em homenagem à Proclamação da Independência, em 1822. A construção do edifício ocorreu entre 1885 e 1890.

Em 1895, o museu recém-criado, denominado Museu do Estado (Museu Paulista), foi transferido para o edifício.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Museu da Educação e do Brinquedo

Situado na Faculdade de Educação da USP, o Museu da Educação e do Brinquedo foi estabelecido em 1999. O acervo reúne objetos que datam do início do século XX.

Museu de Anatomia Humana

O MAH dispõe de um acervo com mais de 300 peças anatômicas em sua exposição permanente. As peças são expostas para demonstrar técnicas especiais e os sistemas do corpo humano.

As fases do desenvolvimento humano normal e algumas peças da coleção de anomalias do desenvolvimento também são apresentadas.

Museu de Anatomia Veterinária

Foi estabelecido em 1984, a partir da institucionalização das coleções de peças anatômicas já existentes no Museu de Anatomia Veterinária da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo, que remontavam à década de 1930.

O acervo compreende uma coleção de 891 itens, incluindo registros e imagens de esqueletos, modelos anatômicos e animais conservados. No total, 237 espécies são representadas no museu.

Museu de Arqueologia e Etnologia

Fundado em 1989, o Museu de Arqueologia e Etnologia possui um acervo de artefatos arqueológicos e etnográficos que totaliza mais de 150 mil peças.

Museu de Arte Contemporânea

O Museu de Arte Contemporânea (MAC) surgiu em 1963, com a transferência do acervo do antigo MAM de São Paulo, que compreendia as coleções do casal de mecenas Yolanda Penteado e Ciccillo Matarazzo, as obras adquiridas ou recebidas por doação durante a existência do antigo MAM e os prêmios das Bienais de São Paulo até 1961.

Localizada em um complexo arquitetônico projetado nos anos 1950 pelo arquiteto Oscar Niemeyer e sua equipe, a instituição possui um acervo de aproximadamente 10 mil obras, incluindo pinturas, gravuras, esculturas tridimensionais, fotografias, arte conceitual, objetos e instalações.

Museu Oceanográfico

Estabelecido em 1988, o local visa divulgar o conhecimento sobre os oceanos e as pesquisas conduzidas pelo Instituto Oceanográfico. O público pode apreciar exposições relacionadas à dinâmica, à estrutura e à biodiversidade dos oceanos, além dos aspectos da ciência oceanográfica.

Museu de Zoologia

O Museu de Zoologia iniciou-se na década de 1890, com a formação de diversas coleções no Museu Paulista. Atualmente, a instituição possui um dos maiores acervos zoológicos da América Latina.

São preservados mais de 10 milhões de exemplares. Dentre eles, existem espécies extintas. O patrimônio é fonte de dados nos estudos da biologia evolutiva, paleontologia, ecologia e biologia molecular.

Museu Nacional de Geociências

O acervo do Museu de Geociências inclui áreas de geologia, mineralogia e paleontologia. A instituição está localizada, desde 1991, em uma área de 550 m² no Instituto de Geociências da USP.

A USP é a única na América Latina presente no ranking das 150 universidades com maior reputação.

Fonte: CNN Brasil

Sair da versão mobile