IR 2025: confira como corrigir a declaração e saiba sobre os prazos e as normas

É possível realizar ajustes no programa da Receita ou pelo portal e-CAC; consulte o que pode ser modificado e os respectivos prazos.

15/05/2025 14h21

3 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A correção de dados e a alteração do regime tributário da declaração do Imposto de Renda 2025 podem ser realizadas até 30 de maio. Após esse período, o contribuinte terá cinco anos para fazer a retificação, mas não poderá alterar o regime tributário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até às 13h de quinta-feira (15), 24,4 milhões de contribuintes já entregaram suas declarações à Receita Federal. Deste total, 7,1% correspondem a declarações retificadoras.

A Receita Federal explica que as declarações retificadoras possuem a mesma natureza da declaração originalmente apresentada, substituindo-a integralmente e, devem conter todas as informações anteriormente declaradas, com as alterações e exclusões necessárias, bem como as informações adicionadas, se for o caso.

LEIA TAMBÉM:

É possível corrigir uma declaração do Imposto de Renda quando o contribuinte omitiu rendimentos próprios ou de dependentes, errou valores declarados, incluiu ou excluiu dependentes, corrigiu dados sobre bens e direitos, e optou pela declaração simplificada ou completa.

Para corrigir uma declaração do Imposto de Renda, é necessário já tê-la enviado. Se a documentação ainda estiver em estágio de preenchimento, é possível alterar os dados ou excluir itens no próprio programa do IR ou no sistema online do Centro de Atendimento Virtual da Receita Federal (e-CAC), antes do envio da declaração.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a declaração do Imposto de Renda tenha sido entregue, é possível retificá-la e alterar o regime de tributação (simplificado ou deduções legais). Contudo, é preciso atenção, pois a data do envio da retificação será considerada para o pagamento de eventuais restituições; após a documentação retificadora, o contribuinte retorna para o final da fila de pagamento.

Como corrigir a declaração no programa do Imposto de Renda?

É possível corrigir a declaração do Imposto de Renda diretamente no programa gerador. Para isso, abra o programa do IR 2025, selecione a aba “Declaração” e clique em “Retificar”, no menu lateral esquerdo.

Antes de enviar, é fundamental revisar todas as informações. Acesse a seção “Fichas da declaração” e selecione “Verificar pendências”.

Dívidas em vermelho bloqueiam a transmissão da declaração e precisam ser sanadas. Alertas em amarelo não impedem o envio, mas sinalizam pontos que necessitam de atenção.

Como corrigir o Imposto de Renda via e-CAC?

É possível corrigir a declaração diretamente pelo site da Receita Federal, por meio do portal e-CAC. Veja como realizar o procedimento:

É possível corrigir a declaração do Imposto de Renda 2025 quantas vezes for necessário.

Como corrigir a declaração de anos anteriores?

A correção de declarações de anos anteriores segue procedimento semelhante às declarações atuais. Contudo, é preciso utilizar o programa referente ao ano que se deseja corrigir.

Para encontrar o programa, acesse o site da Receita Federal ou utilize a busca por “Programa Imposto de Renda ano X”, inserindo o ano correspondente. O link para download geralmente aparece nos primeiros resultados.

Em que situações não é possível corrigir o Imposto de Renda?

Declarações sujeitas a procedimento fiscal não podem ser retificadas. Esse procedimento se inicia com o recebimento de uma intimação fiscal da Receita Federal. Se a declaração estiver na malha fiscal, mas a intimação ainda não tiver ocorrido, a retificação continua permitida. Não é possível corrigir informações referentes à atividade rural e aos ganhos de capital importados de programas auxiliares pelo site ou aplicativo. Nessas situações, é necessário realizar a retificação utilizando o programa do Imposto de Renda instalado no computador.

Quem está obrigado a declarar o Imposto de Renda em 2025?

Prioridades nos grupos de reembolso

A Receita priorizou os lotes de restituição para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida e receberam o valor via Pix.

A lista de prioridade, contudo, é a seguinte, independentemente de ter empregado a opção pré-preenchida ou Pix.

Quando ocorre o pagamento da restituição do Imposto de Renda?

A não entrega implica em sanções.

O contribuinte que apresentar a declaração do Imposto de Renda com atraso incorre em multa. A penalidade corresponde a 1% sobre o valor do imposto devido, com mínimo de R$ 165,74, podendo atingir no máximo 20% sobre o valor devido.

IR 2025: acompanhe o início do pagamento de restituições e prioridades.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.