Irã afirma que “EUA enfrentarão perdas irreparáveis”
O comunicado do líder supremo do país, o aiatolá Ali Khamenei, foi divulgado após Trump anunciar ataque contra instalações nucleares iranianas.

O canal do Telegram do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, divulgou neste sábado (21.jun) um vídeo no qual ele declara que os Estados Unidos sofrerão danos irreparáveis se se envolverem no conflito no Oriente Médio. A mensagem foi originalmente transmitida na televisão estatal na quarta-feira (18.jun).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A publicação ocorre após o presidente Donald Trump (republicano) anunciar que o país atacou três instalações nucleares iranianas neste sábado.
Entrar neste conflito pelos Estados Unidos significa 100% de prejuízo para eles. O dano que eles sofrerão será muito maior do que qualquer dano que o Irã possa enfrentar. O dano que os Estados Unidos irão sofrer se entrarem neste conflito militar será irreparável, afirma Ali Khamenei na mensagem.
LEIA TAMBÉM:
● O desenvolvimento do Forza Motorsport chegou ao fim, segundo um ex-funcionário da Turn 10
● A nova geração de placas NVIDIA alcança 3,69% de utilização na Steam; confira o ranking das RTX 50
● Após a OD e Physint, Kojima pretende concentrar-se em um filme
Os Estados Unidos utilizaram seis aeronaves do tipo B-2, destinadas à base militar de Guam, no Oceano Pacífico. Os B-2 são os únicos aviões aptos para transportar o GBU-57 Massive Ordinance Penetrator.
É um artefato explosivo de 13,6 toneladas, projetado para perfurar o solo e demolir abrigos e edificações subterrâneas, incluindo a usina nuclear iraniana de Fordow, a mais relevante do país.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Fordow é uma instalação nuclear construída no início dos anos 2000 em um local dentro de uma montanha, no centro do Irã. A geografia do local dificulta o acesso às instalações, especialmente contra ataques aéreos. Além disso, Trump também atacou as bases de Natanz e Esfahan.
A ofensiva sinaliza a entrada dos EUA no conflito entre Irã e Israel. Trump fará um pronunciamento oficial na Casa Branca às 23h (horário de Brasília) sobre a ação militar “muito bem-sucedida”.
Declarou que se configura como um momento histórico para os EUA e Israel e que o Irã agora “deve concordar em encerrar a guerra”.
O conflito iniciou-se em 12 de junho (horário de Brasília), quando Israel lançou ataques a instalações nucleares, bases militares e alvos estratégicos iranianos. Os bombardeios impactaram vários pontos do programa nuclear iraniano, incluindo instalações em Natanz, oficinas de centrífugas próximas a Teerã, laboratórios em Isfahã e o reator de água pesada de Arak.
Em resposta, a Irã lançou 450 mísseis e 1.000 drones contra Israel, de acordo com estimativas do exército israelense. A maior parte dos projéteis foi interceptada pelo sistema de defesa aérea israelense. Contudo, até o momento, 24 pessoas faleceram e centenas ficaram feridas em território israelense, segundo as autoridades locais. O Irã contabiliza pelo menos 430 mortos e 3.500 feridos.
Fonte por: Poder 360