O governo iraniano declarou nesta terça-feira (24) que implementou as medidas necessárias para assegurar a permanência de seu programa nuclear após os ataques dos Estados Unidos e Israel às suas instalações. “Tomamos as medidas necessárias e estamos avaliando os danos” causados pelos ataques, afirmou o chefe da Organização de Energia Atômica do Irã, Mohammad Eslami, em comunicado transmitido pela televisão estatal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os planos para a retomada (das instalações) foram elaborados com antecedência, e nossa estratégia é assegurar que a produção e os serviços não sejam interrompidos, acrescentou. Os Estados Unidos atacaram as instalações de enriquecimento de urânio de Fordo, Isfahan e Natanz no domingo (22, sábado no Brasil).
O presidente dos EUA, Donald Trump, classificou os ataques como um “sucesso militar espetacular”. A extensão dos danos é desconhecida. Um assessor do líder supremo do Irã, o aiatolá Ali Khamenei, afirmou que seu país ainda mantém estoques de urânio enriquecido e que “o jogo não acabou”. Israel anunciou na segunda-feira que havia bombardeado novamente a usina de Fordo, no subterrâneo de uma montanha ao sul de Teerã, para “obstruir as vias de acesso”.
LEIA TAMBÉM!
● Esposa de ex-presidente sul-coreano detido por insurreição é presa acusada de corrupção
● A Casa Branca examinará museus em Washington com o objetivo de remover narrativas consideradas tendenciosas
● Cristina Kirchner, ex-presidente da Argentina, solicita a suspensão da penhora de ativos determinada pelo Judiciário
Com informações da AFP.
Fonte por: Jovem Pan
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE