Irã solicita ao Conselho de Segurança que considere Israel e os Estados Unidos como agressores

O chanceler iraniano solicitou que a Organização das Nações Unidas reconheça os países como “iniciadores da agressão” em seu conflito, o que possibilita…

29/06/2025 13:19

1 min de leitura

Irã solicita ao Conselho de Segurança que considere Israel e os Estados Unidos como agressores
(Imagem de reprodução da internet).

O ministro das Relações Exteriores do Irã escreveu ao Conselho de Segurança das Nações Unidas, solicitando o reconhecimento de Israel e dos EUA como “iniciadores da agressão” em seu conflito, o que possibilitaria que Teerã recebesse uma compensação financeira.

Segundo a mídia estatal iraniana, Abbas Araghchi solicitou ao Conselho de Segurança que “considere os regimes israelense e americano como os iniciadores da agressão e, reconheça sua responsabilidade”.

O conflito de 12 dias entre Israel e Irã começou no início deste mês, quando Israel lançou um ataque sem precedentes, alegando ter como objetivo impedir que Teerã desenvolvesse uma bomba nuclear.

Leia também:

O Irã afirma que seu programa nuclear possui objetivos pacíficos.

Israel também atacou as instalações de mísseis do Irã e matou diversas figuras importantes de sua hierarquia militar, além de aproximadamente uma dezena de cientistas nucleares.

Os Estados Unidos atacaram três instalações nucleares iranianas antes do início de um cessar-fogo. A extensão dos danos ao programa nuclear de Teerã tem sido alvo de intensos debates desde então.

Os Estados Unidos exercem poder de veto no Conselho de Segurança.

Fonte por: CNN Brasil

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)