Irão e EUA retomam negociações nucleares no domingo (11) após adiamento

As negociações indiretas foram adiadas, inicialmente previstas para 3 de maio em Roma, representando a quarta rodada.

09/05/2025 14h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Irã concordou em realizar uma quarta rodada de negociações nucleares com os Estados Unidos no domingo (11), em Omã, informou o ministro das Relações Exteriores do país, Abbas Araqchi, nesta sexta-feira (9), adiantando que as negociações estavam progredindo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente dos EUA, Donald Trump, que removeu Washington de um acordo de 2015 entre Teerã e potências mundiais com o objetivo de limitar sua atividade nuclear, ameaçou realizar ataques a Irã se não for alcançado um novo acordo para solucionar a antiga disputa.

Os países ocidentais afirmam que o programa nuclear iraniano, que Teerã acelerou após a saída dos EUA do acordo de 2015, tem como objetivo a produção de armas, ao que Irã insiste que é exclusivamente para fins civis.

Leia também:

As negociações estão progredindo e, mais consultas e revisões se tornam necessárias, afirmou Araqchi em declarações divulgadas pela mídia iraniana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As decisões precisam de mais tempo para avaliar os pontos apresentados. Contudo, estamos progredindo e aprofundando os aspectos relevantes.

A quarta rodada de negociações indiretas, prevista para 3 de maio em Roma, foi adiada, conforme informado pelo mediador Omar.

Araqchi afirmou que sua viagem programada ao Catar e à Arábia Saudita, na sexta-feira (10), estava coordenada com consultas contínuas aos países vizinhos para “discutir suas preocupações e interesses mútuos” sobre a questão nuclear.

Fonte: CNN Brasil

EUA
Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.