As autoridades das FDI (Forças de Defesa de Israel) afirmaram nesta sexta-feira (13.jun.2025) que o Irã lançou menos de 100 mísseis balísticos contra cidades israelenses, e que a maior parte da ofensiva foi interceptada por sistemas de defesa aérea, sem que alcançassem os alvos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O porta-voz Effie Defrin declarou que “existe uma quantidade limitada de danos aos edifícios” decorrentes dos destroços apreendidos. “Não permitiremos que o Irã se fortaleça e produza quantidades de mísseis que representem uma ameaça existencial ao Estado de Israel”.
Israel também declarou que não tolerará o fortalecimento do Irã e a produção de mísseis que constituam uma ameaça existencial aos judeus.
LEIA TAMBÉM!
É possível haver mais disparos de arma de fogo no futuro. Para isso, estamos trabalhando para eliminar essa ameaça. Continue calmo, juntos conseguiremos, obrigado, disse o comunicado de Israel.
Um outro porta-voz do exército israelense afirmou no X (ex-Twitter) que “apenas um número limitado de edifícios foi afetado”. Outras publicações da mesma autoridade buscam desmentir alegações do Irã de que teriam capturado aeronaves israelenses.
A Força Aérea Israelense atacou instalações nucleares e de mísseis do Irã. A emissora estatal iraniana informou que houve explosões intensas em Teerã.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A primeira-ministra israelense, Benjamin Netanyahu, em seu discurso, declarou que a operação militar “continuará pelos dias que forem necessários para eliminar essa ameaça”. Acrescentou que o país lançou “uma operação militar direcionada para conter a ameaça iraniana e a sobrevivência de Israel”.
As forças israelenses afirmaram ao jornal Times of Israel que o Irã possui urânio enriquecido suficiente para fabricar múltiplas armas nucleares em poucos dias e que é necessário agir contra essa “ameaça iminente”.
Em resposta, o Irã atacou Israel nesta sexta-feira (13.jun) após ameaçar e declarar que o governo israelense não teria “um momento de descanso”.
A partir deste momento, o governo da República Islâmica do Irã iniciou as medidas defensivas, políticas e legais necessárias para que o ilegítimo Israel se arrependa [de sua agressão] e não concederá aos israelenses um momento de descanso, declarou em comunicado divulgado pela agência de notícias estatal iraniana Irna.
Fonte por: Poder 360