Israel afirma ter eliminado um comandante do Irã vinculado ao Hamas
Saeed Izadi comandava o Braço Palestino da Força Quds; ele supervisionava o contato com o grupo extremista. Consulte o Poder360.

As FDI (Forças de Defesa de Israel) afirmaram, neste sábado (21.jun.2025), ter eliminado Saeed Izadi, comandante experiente iraniano. Ele chefiava o Corpo Palestino da Força Quds, que faz parte da Guarda Revolucionária Iraniana.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os militares israelenses afirmaram em nota no Telegram que Izadi era “uma das figuras fundadoras do plano iraniano para destruir Israel” e atuava como coordenador das relações militares entre o Irã e o Hamas.
Izadi, em seu cargo, era responsável por incrementar o financiamento do Irã ao Hamas para ações terroristas contra o Estado de Israel. Ele mantinha contato direto com organizações terroristas palestinas tanto na Judeia e Samaria quanto na Faixa de Gaza, segundo relatos.
LEIA TAMBÉM:
● O governo brasileiro realizará uma autópsia no corpo de Juliana Marin
● O Brasil registrou uma diminuição de 46% nos focos de incêndio durante o primeiro semestre
● O Ministério da Saúde estende a proteção contra a meningite para bebês
O Israel declarou que o líder do Irã foi um dos principais responsáveis pela ofensiva do Hamas contra Israel em 7 de outubro de 2023 e um dos poucos que tinham conhecimento prévio do ataque.
Segundo as Defesas de Defesa do país judeu, Izadi faleceu em um ataque na região de Qom.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O comandante do Estado-Maior do Exército de Israel, tenente-general Eyal Zamir, afirmou que “a morte representa um ponto crucial nesta guerra em múltiplas frentes e torna todo o Oriente Médio um lugar mais seguro”.
Na sábado (21.jun), Israel atacou a instalação nuclear do Irã em Isfahã. De acordo com o Financial Times, a operação envolveu 50 aeronaves de guerra, algumas das quais atingiram dois locais de produção de centrífugas.
O porta-voz da Presidência do Irã, Majid Farahani, declarou que o diáentre o país pode ser restabelecido se o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), determinar que Israel cesse os ataques contra território iraniano.
O presidente Trump poderia cessar a guerra simplesmente com uma ligação telefônica para os israelenses.
Ao conversar com jornalistas americanos, Trump declarou que é difícil atender ao pedido no momento, uma vez que, segundo ele, Israel estaria em vantagem. O republicano afirmou: “Se alguém está vencendo, é um pouco mais difícil fazer isso do que se alguém está perdendo”.
Fonte por: Poder 360