Israel ataca locais nucleares e de mísseis no Irã
O espaço aéreo israelense está fechado; o ministro da Defesa do país, Israel Katz, declara que um ataque de Teerã “se espera”.

A Força Aérea Israelense atacou, na quinta-feira (12.jun.2025), instalações nucleares e de mísseis do Irã. De acordo com a TV estatal iraniana, houve fortes explosões ouvidas em Teerã.
O ministro da Defesa israelense, Israel Katz, anunciou estado de emergência em todo o país. O espaço aéreo foi fechado. “Após o ataque preventivo do Estado de Israel contra o Irã, espera-se um ataque iminente com mísseis e drones contra o Estado de Israel e sua população civil”, declarou Katz.
Um porta-voz das Forças de Defesa de Israel declarou que somente atividades “necessárias” devem ser realizadas no país a partir da manhã de sexta-feira (13.jun). Isso compreende a proibição de “atividades educacionais, aglomerações e locais de trabalho, com exceção de negócios essenciais”.
Leia também:

Museu Tailandês remove obras de minorias devido à pressão da China

Trump questiona números oficiais sobre o mercado de trabalho

Motta afirma que a anistia desvia a atenção de outras questões prioritárias do Brasil
A posse de armas de destruição em massa pelo regime iraniano representa uma ameaça existencial para o Estado de Israel e para o mundo. O Estado de Israel não tem outra opção senão agir em defesa de seus cidadãos e persistirá em tal ação sempre que for necessário, como ocorreu anteriormente.
A agência estatal do Iraque também anunciou o fechamento do espaço aéreo do país.
Os Estados Unidos negaram qualquer participação no ataque. O secretário de Estado do país, Marco Rubio, declarou que o país não esteve envolvido nos ataques realizados pela Força Aérea de Israel. Segundo ele, a ação foi realizada de forma isolada pelo governo israelense.
Os Estados Unidos não estão envolvidos nesses ataques, e nossa principal prioridade é proteger as forças americanas na região. Israel nos informou que acredita que essa ação foi necessária para sua autodefesa.
O secretário também declarou que o presidente Donald Trump (Partido Republicano) mantém contato constante com aliados e tropas norte-americanas na região. Ele alertou que o Irã “não deve atacar interesses ou pessoal dos EUA”.
Esta reportagem receberá mais informações.
Fonte por: Poder 360
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)