Cessar-Fogo em Gaza
O cessar-fogo na Faixa de Gaza entrará em vigor 24 horas após a assinatura do acordo negociado entre Israel e os Estados Unidos na noite de quinta-feira (9), conforme anunciado por Tal Heinrich, porta-voz do gabinete do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Inicialmente, uma fonte do governo indicou a implementação imediata do acordo, mas Heinrich esclareceu que o período de 24 horas é necessário para a retirada das tropas israelenses para a linha de frente acordada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Durante a retirada, as tropas israelenses se retirarão para a “linha amarela”, um termo utilizado por Donald Trump, que garante a presença israelense no enclave, mas reduz seu controle de mais de 80% para 53% do território. A porta-voz israelense enfatizou que o acordo representa um sucesso para Netanyahu e para o relacionamento entre os dois países.
Após essa fase inicial, o Hamas terá 72 horas para iniciar a libertação e a entrega dos reféns ao Comitê da Cruz Vermelha, processo que ocorrerá fora de cerimônias, como as realizadas pelo grupo islâmico em tréguas anteriores.
LEIA TAMBÉM!
Enquanto o cessar-fogo se concretiza, as Forças de Defesa de Israel (IDF) continuam a lançar ataques na Faixa de Gaza, resultando em pelo menos seis mortos nas últimas horas, principalmente na Cidade de Gaza, segundo o Ministério da Saúde do enclave.
Com informações da EFE
Publicado por Nícolas Robert
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE