Israel reúne barcos equipados com mísseis no Mar Vermelho após ataques do grupo Houthi a partir do Iêmen
01/11/2023 às 15h20
As forças militares de Israel enviaram barcos com mísseis para o Mar Vermelho hoje como reforço. Isso aconteceu depois do movimento Houthi, aliado ao Irã, afirmar que vai continuar realizando ataques com mísseis e drones contra Israel.
Militares divulgaram imagens de corvetas da classe Saar, navios de guerra, patrulhando próximo ao porto de Eilat, no Mar Vermelho. Israel considera essa região uma nova frente, com a guerra em Gaza resultando em retaliação de forças pró-Hamas apoiadas pelo Irã em outras partes do local.
Na terça-feira (31), o grupo Houthi afirmou que realizou três ataques com drones e mísseis contra Israel desde o começo dos conflitos entre Hamas e Israel, em 7 de outubro. Prometeram fazer mais ataques desse tipo “para apoiar os palestinos até a vitória”.
Durante a noite, os militares de Israel afirmaram ter interceptado uma possível ameaça aérea sobre o Mar Vermelho.
O conselheiro de segurança nacional israelense, Tzachi Hanegbi, disse na terça-feira que os ataques dos Houthis eram intoleráveis, mas não quis entrar em detalhes quando perguntado sobre como Israel poderia responder.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Os Houthis são aliados do Irã e têm uma posição considerada hostil tanto a Israel quanto aos Estados Unidos. Além disso, eles fazem parte de uma aliança regional que inclui o grupo Hezbollah no Líbano e as milícias apoiadas pelo Irã no Iraque.
Os Houthis estão no controle de partes do Iêmen, incluindo a capital Sanaa.
Drones e mísseis que foram disparados contra Israel a partir da região do Mar Vermelho desde o dia 7 de outubro foram interceptados com sucesso ou não conseguiram atingir o alvo.
No dia 27 de outubro, Israel afirmou que os Houthis foram responsáveis por um ataque de drones que causou explosões em duas cidades egípcias no Mar Vermelho, com a intenção de atingir Israel.