Logo ZéNewsAi
Logo ZéNewsAi
  • Home
  • Entretenimento
  • Política
  • Brasil
  • Internacional
  • Economia
  • Futebol
  • Games
  • Notícias

  • Home
  • Sobre
  • Últimas Notícias
  • Contato
  • Política de Privacidade

Copyright © 2025 ZéNewsAi - Todos os direitos reservados.

  1. Home
  2. Mundo
  3. Itália autoriza nova legislação que restringe o processo de aquisição da nacionalidade

Itália autoriza nova legislação que restringe o processo de aquisição da nacionalidade

Somente filhos e netos de cidadãos “italianos” — com apenas uma nacionalidade — poderão requerer a nacionalidade do país europeu.

Por: Redação ZéNewsAi

20/05/2025 21:41

3 min de leitura

(Imagem de reprodução da internet).

A Câmara dos Deputados da Itália aprovou na terça-feira, 20, a lei que limita a concessão da nacionalidade a descendentes de italianos no exterior, impactando diretamente milhares de brasileiros que tramitavam o pedido de cidadania.

A nacionalidade italiana poderá ser atribuída apenas até a segunda geração, se o requerente estrangeiro possuir um dos pais (biológico ou adotivo) ou um dos avós que seja “exclusivamente italiano”.

A Câmara dos Deputados aprovou a medida com 137 votos a favor, 83 contra e 2 abstenções. A decisão valida o texto aprovado no Senado, em 15 de maio, e encerra o processo legislativo.

Leia também:

Trump critica Zelensky por ignorar proposta de paz dos EUA e Rússia em 2025

Trump critica Zelensky por ignorar proposta de paz dos EUA e Rússia em 2025

Terremoto de 7,6 Sacode Japão e Desencadeia Alerta de Tsunami em Massa!

Terremoto de 7,6 Sacode Japão e Desencadeia Alerta de Tsunami em Massa!

Sismo de 7,6 Sacode Norte do Japão: Alerta de Tsunami e Evacuações Urgentes

Sismo de 7,6 Sacode Norte do Japão: Alerta de Tsunami e Evacuações Urgentes

A nova legislação foi inicialmente proposta pelo governo da primeira-ministra Giorgia Meloni como decreto-lei — instrumento empregado em situações de urgência e que necessita da aprovação das duas casas do Parlamento em até 60 dias, o que ocorreu.

Exclusivamente italiano.

A nova redação da lei altera certos aspectos defendidos inicialmente pelo governo, elevando ainda mais as limitações para que um descendente nascido no exterior conquiste a cidadania italiana.

A nova versão, que entrará em vigor após a publicação oficial, restringe os pedidos unicamente a descendentes de pais ou avós que possuam ou tenham possuído (na data da morte, se falecidos) a cidadania italiana.

Mesmo os italianos natos que obtiveram uma segunda cidadania na vida, como a brasileira, não podem transmitir esse direito aos seus descendentes.

Para cidadãos brasileiros que já adquiriram a nacionalidade italiana, seria necessário renunciar à nacionalidade brasileira para assegurar a transmissão do direito aos filhos e netos.

A isenção se aplica quando o pai ou a mãe do descendente tiverem residência legal na Itália por, no mínimo, dois anos contínuos antes do nascimento do filho, mesmo que possuam dupla nacionalidade.

A nova norma se aplica somente a requerimentos de cidadania apresentados a partir de 28 de março de 2025, data da publicação do decreto. Juristas consideram que a lei ainda pode ser contestada no Supremo Tribunal Italiano, por supostamente violar o direito de nascimento.

Nova lei impacta brasileiros.

A Itália concede a cidadania, entre outros métodos, com base no princípio do jus sanguíneo, por direito de sangue.

No Brasil, que registra 150 anos de imigração italiana, estima-se que existam 32 milhões de brasileiros com ascendência italiana, conforme dados da embaixada da Itália.

O vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani — idealizador da proposta — declarou em coletiva de imprensa, em março, que as solicitações de cidadania aumentaram, frequentemente fundamentadas em ascendência muito remota, e que se observava uma “comercialização” do passaporte italiano.

A crítica apontava que as solicitações aumentavam e impactavam o desempenho de consulados e prefeituras.

A legislação ressalta que tal fenômeno é de particular relevância na América do Sul, em razão dos expressivos fluxos migratórios de italianos no final do século XIX e no período pós-Segunda Guerra Mundial.

Tajani explicou que o número de italianos no exterior aumentou 40% na última década, elevando-se de 4,6 milhões para 6,4 milhões – sobretudo na América do Sul, onde, nos últimos 20 anos, o contingente subiu de 800 mil para mais de dois milhões.

A nova regra impactou diretamente milhares de brasileiros, cujas solicitações aprovadas subiram de 14 mil em 2022 para 20 mil no ano passado.

A iniciativa provocou um extenso e intenso debate legislativo na terça-feira, com apoio dos partidos da coligação governista de direita sob a liderança de Giorgia Meloni.

“A cultura e a identidade não são complementos ou uma chave mestra para se beneficiar da saúde, do emprego ou das pensões”, declarou o deputado do partido nacionalista Irmãos da Itália, Andrea Di Giuseppe.

A oposição censurou severamente a nova legislação. O deputado do Partido Democrático, Toni Ricciardi, destacou que um dos aspectos da “italianidade” reside na emigração do passado, que se manifesta “na língua e nas tradições” do Brasil ou da Argentina.

Fonte: Carta Capital

Compartilhe este conteúdo:

Logo FacebookLogo LinkedinLogo WhatsappLogo Twitter
brasileiros italianoscidadania italianadescendentes italianositalianonacionalidade italiana
Foto do Redação ZéNewsAi

Autor(a):

Redação ZéNewsAi

Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)

Imagem do post

TV e Cinema

Cinema Brasileiro em Ascensão: “O Agente Secreto” Brilha e Busca o Oscar 2026!

08/12/2025 11:21 | 1 min de leitura

● Éder Militão Suspenso por Quatro Meses: Rompimento no Real Madrid

08/12/2025 10:55 | 1 min de leitura

● Mercado Masculino de Autocuidado Explode: Tendências e Projeções de Crescimento!

08/12/2025 12:03 | 2 min de leitura

● Jhon Arias: Venda Aprovada na Inglaterra por R$137 Milhões e Novo Futuro!

08/12/2025 13:12 | 1 min de leitura

● Câmara de SP Suspende Uber e Mototáxis; Uber, 99 e Ricardo Nunes em Conflito!

08/12/2025 10:59 | 1 min de leitura

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!