Ivan Valente considera que Lula agiu com rapidez na resposta à crise do INSS

Ao surgir a crise, o Lula priorizou o fim das pressões. Em seguida, exonerou o presidente do INSS e, na semana seguinte, demitiu o Lupi.

02/05/2025 23h53

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Na noite de sexta-feira (02), no programa O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), o deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) analisou a atuação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em relação às descobertas da Operação realizada pela Polícia Federal (PF) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) – que investigaram um esquema fraudulento envolvendo bilhões de reais no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Diante da pressão, Lula exonerou o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi (PDT), nesta sexta-feira (02).

Ivan declarou que Lula agiu com rapidez e que o PSOL, mesmo apoiando o governo Lula, condena atos de corrupção – notadamente aqueles que afetam os trabalhadores.

Essa é uma questão extremamente delicada para a sociedade. Manifestamos, em nome do PSOL, nossa repulsa a qualquer esquema de corrupção que viole os direitos dos trabalhadores. Golpes que visam atingir pessoas muito vulneráveis, analfabetas, por vezes, indivíduos com deficiência ou idosos.

LEIA TAMBÉM:

Lupi é a 11ª troca na Esplanada dos Ministérios no terceiro mandato de Lula, representando a oitava demissão. A última ocorreu há menos de um mês, com Juscelino Filho deixando o Ministério das Comunicações após ser denunciado por desvio de emendas parlamentares.

Através das redes sociais, Lupi afirmou que continuará acompanhando de perto e colaborando com o governo para que aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos sejam totalmente ressarcidos.

Ivan Valente também mencionou a possibilidade de que uma CPI seja instaurada na Câmara, ainda que sem o apoio da base governamental.

“Lá na Câmara dos Deputados, 171 assinaturas, com a polarização que estamos vivendo, é a coisa mais fácil de obter. Então, isso não é o problema, o problema é descobrir a verdade”, completou.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.