Iveco inaugura centro em Belo Horizonte para impulsionar etanol e biometano no transporte pesado

Complexo em Belo Horizonte formará 2 mil profissionais anualmente; montadora também cria veículo com combustíveis de menor impacto ambiental.

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(Imagem de reprodução da internet).

Iveco inaugura Centro de Treinamento em Belo Horizonte

A Iveco lançou um novo Centro de Treinamento da Iveco Academy em Belo Horizonte, em colaboração com o SENAI. Essa iniciativa marca uma mudança na abordagem da montadora italiana para capacitar sua rede de concessionários e colaboradores na América Latina.

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O centro foi projetado para atender até 100 profissionais ao mesmo tempo, com a meta de formar cerca de 2.000 colaboradores da rede de concessionários brasileiros anualmente, além de mais de 300 funcionários. A infraestrutura inclui quatro salas de aula, um auditório, refeitório, área de coworking e um estúdio de produção audiovisual com 16 estações de trabalho.

Objetivos e resultados do treinamento

Bernardo Brandão, diretor de Customer Service da Iveco para a América Latina, destaca que o objetivo é preparar melhor os profissionais e estabelecer novos padrões de qualidade no atendimento. “Estamos investindo no desenvolvimento e na capacitação de nossa equipe e da rede, pois acreditamos que o futuro exigirá excelência nos serviços prestados”, afirma.

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Desde sua entrada na América Latina, há três anos, a Iveco já treinou mais de 4 mil pessoas no Brasil, resultando em quase 72 mil certificações. Na região, mais de 5.800 profissionais foram capacitados, com mais de 98 mil certificações emitidas, abrangendo áreas como vendas, pós-venda e gestão de serviços.

Proximidade com a fábrica e novos projetos

A escolha de Belo Horizonte para a instalação do centro se deve à proximidade com a fábrica da Iveco em Sete Lagoas, a apenas 70 km de distância, facilitando a integração das técnicas nos treinamentos.

Além da inauguração do centro, a Iveco apresentou o protótipo Daily Multifuel, um veículo comercial leve que pode operar com etanol, gás natural e biometano. O modelo está em fase de testes e ainda não tem data para lançamento no mercado.

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Inovação e sustentabilidade

A inovação do Daily Multifuel está no sistema de injeção dupla, que permite o uso de combustíveis líquidos e gases. A tecnologia do motor foi desenvolvida pela FPT Industrial em parceria com universidades. Os testes mostram que, quando abastecido com etanol, o veículo tem desempenho similar ao dos modelos a diesel.

As emissões de CO2 do veículo variam conforme o combustível utilizado. Com etanol, as emissões são de 28,5 gCO2/MJ, três vezes menores que as do diesel. Com biometano, as emissões caem para 9,38 gCO2/MJ, quase dez vezes inferiores ao diesel.

Perspectivas para o mercado

A Iveco pretende posicionar o Daily Multifuel como uma alternativa aos veículos elétricos, especialmente em operações urbanas onde a eletrificação ainda enfrenta desafios de infraestrutura. Marcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, ressalta que a matriz energética do Brasil é um diferencial que favorece soluções sustentáveis na região.

A expectativa de crescimento do mercado de propulsão alternativa nos próximos anos, aliada à necessidade de renovação da frota, representa uma oportunidade significativa para a marca.

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