Jair da Costa falece aos 84 anos, sendo campeão mundial pela seleção
26/04/2025 às 19h11

Jair da Costa faleceu, no sábado (26/4), aos 84 anos, sendo ex-campeão mundial pela seleção na Copa do Mundo do Chile em 1962.
O ex-jogador, um dos pioneiros brasileiros a atuar na Europa, surgiu na Portuguesa, clube onde disputou treinos entre 1960 e 1962. Ele disputou um único jogo com a seleção, durante a vitória do Brasil sobre o País de Gales por 3 a 1, em amistoso no Pacaembu, em 1962.
Da Costa foi chamado pelo técnico Aymoré Moreira e atuou como suplente de Garrincha na conquista do bicampeonato no Chile.
A Portuguesa SAF lamenta o falecimento de Jair da Costa, ídolo do clube, conforme divulgado nas redes sociais. A publicação ressalta que ele foi um dos pioneiros jogadores brasileiros a jogar em um clube europeu. “Nossos sentimentos aos familiares e amigos.”
LEIA TAMBÉM:
● Ancelotti deve deixar o Real Madrid e comandar a Seleção em junho
● Liverpool e Manchester United se igualaram como os clubes com mais títulos do Campeonato Inglês
● Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia apurou os campeões no Distrito Federal
A Portuguesa ressalta que Jair da Costa e Julinho Botelho disputam o título de melhor ponta-direita da história do clube.
A partir de 1962, o ex-ponta atuou no Inter de Milão, conquistando o bicampeonato europeu e mundial, além do tetracampeonato italiano.
Antes de retornar ao Brasil em 1972, Jair atuou no Roma. Ao retornar ao país, jogou no Santos, conquistando o título de campeão paulista no ano seguinte. Sua carreira profissional chegou ao fim em 1976, no Windsor City, do Canadá.
Uma publicação compartilhada por Portuguesa (@portuguesaoficial)
Fonte: Metrópoles