Janja afirma ter sido alvo de machismo em relação a um vazamento em vídeo no TikTok

As declarações da primeira-dama foram divulgadas durante a reunião da comitiva brasileira com o presidente da China, Xi Jinping.

15/05/2025 18h03

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A primeira-dama Janja da Silva afirmou ter sido vítima de machismo e misoginia em decorrência da divulgação de suas falas em reunião com o presidente da China, Xi Jinping (PCCh), na plataforma TikTok.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Observo machismo e misoginia por parte de quem presenciou a reunião e repassou de forma distorcida o que ocorreu. Vejo a amplificação da misoginia por parte da imprensa, e me entristece que essa amplificação tenha o engajamento de mulheres”, declarou a primeira-dama da CNN Brasil.

Na terça-feira (13.mai.2025), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) manifestou irritação com a divulgação à imprensa de uma pergunta sobre o TikTok – controlado pela empresa chinesa ByteDance – que teria sido feita a Xi Jinping (PCCh). Lula declarou que o questionamento foi seu, embora tenha confirmado que a primeira-dama Janja da Silva solicitou a oportunidade de se manifestar durante a reunião.

LEIA TAMBÉM:

O presidente informou aos jornalistas em Pequim que solicitou ao presidente chinês a avaliação da remessa de um representante de confiança do governo asiático para debater a regulamentação das plataformas digitais, incluindo o TikTok. “E a Janja pediu a palavra para explicar o que está acontecendo no Brasil, sobretudo contra as mulheres e contra as crianças”, declarou.

Na ocasião, o presidente também declarou que o vazamento provavelmente originou-se de alguém da comitiva brasileira que o acompanhava.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Como essa pergunta chegou à imprensa? Apenas meus ministros, o Alcolumbre e o Elmar estavam presentes. Alguém teve a audácia de telefonar para alguém e divulgar uma conversa que era de extrema confidencialidade e caráter pessoal. Eu formulei a pergunta, não a Janja […]. A pergunta foi minha e eu não me senti incomodado. O fato da minha mulher ter solicitado a palavra se deve ao fato de ela não ser cidadã de segunda classe. Ela tem maior conhecimento de redes digitais do que eu.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.