Janja anuncia envio de ajuda à Faixa de Gaza
A primeira-dama Rosângela da Silva, conhecida como Janja, declarou ontem (17) que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ordenou o envio de alimentos, remédios e itens essenciais à Faixa de Gaza. “Neste momento em que milhões de palestinos retornam às ruínas de suas casas, tentando recomeçar suas vidas após enormes perdas, eles necessitam mais do que solidariedade; precisam de ações de apoio, tanto material quanto político, para garantir que o cessar-fogo acordado seja cumprido”, afirmou durante o Fórum Mundial da Alimentação, na sede da FAO, em Roma, Itália.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em seu discurso, Janja destacou que o acesso à alimentação para milhões de pessoas é dificultado por mudanças climáticas e eventos extremos, como secas e enchentes, além de questões geopolíticas, como conflitos armados e deslocamentos forçados.
Desnutrição e crises humanitárias
A primeira-dama ressaltou que a desnutrição profunda, resultante de fatores climáticos e guerras, tem levado à morte de centenas de milhares de pessoas, especialmente crianças. “A Palestina e o Sudão exemplificam o uso da fome como arma de subjugação e exploração”, disse. “Essas crises geram imensa vergonha para a humanidade, e não estamos agindo com a urgência necessária para resolvê-las.”
LEIA TAMBÉM!
Janja criticou a inação dos países mais ricos, que, segundo ela, não estão cumprindo suas promessas de contribuição para fundos e organismos multilaterais. Ela apontou que o agravamento dos cortes de recursos destinados à ajuda humanitária e ao desenvolvimento nos últimos anos intensifica ainda mais esse cenário de crise.