A primeira-dama, Janja da Silva, e cinco ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) receberam aproximadamente 150 participantes de 40 países africanos em Petrolina (PE) para o 2º DiáBrasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural e o 1º Intercâmbio Brasil-África da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza. O evento ocorreu nesta quarta-feira (21.mai.2025).
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A equipe visitou empreendimentos relacionados à transferência do Rio São Francisco e acompanhou ações locais de piscicultura, fruticultura e sistemas de irrigação, desenvolvidos pela Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Além disso, estiveram na Embrapa Semiárido, onde conversaram com agricultores e estudantes africanos da Univasf (Universidade do Vale do São Francisco).
Janja declarou em seu perfil oficial no Instagram: “Participar desta comitiva me deixa particularmente feliz e honrada, considerando que se trata de um momento importante e muito simbólico para a Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa que tenho promovido com grande dedicação desde sua criação, em 2024”.
LEIA TAMBÉM!
Os ministros participaram do encontro acompanhados da delegação africana. Petrolina foi selecionada por seus projetos de irrigação e produção agrícola no semiárido, demonstrando exemplos concretos de superação de desafios climáticos e desenvolvimento rural sustentável.
Os ministros presentes:
A primeira-dama declarou que, apesar da ausência de uma “solução única para a fome e a pobreza”, a troca de experiências, a cooperação e o investimento de recursos podem “erradicar definitivamente esses problemas”.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza foi estabelecida em 2024, no âmbito do G20, com a meta de, até 2030, atingir 500 milhões de pessoas por meio de transferências de renda; 150 milhões de crianças com alimentação escolar; 200 milhões de mulheres e crianças até 6 anos com saúde e acompanhamento da gestação e primeira infância; além de 100 milhões de pessoas com emprego e empreendedorismo.
Lula já havia reiterado o compromisso entre Brasil e África. Em 19 de maio, durante o 2º DiáBrasil-África sobre Segurança Alimentar, Combate à Fome e Desenvolvimento Rural, que ocorreu no Palácio Itamaraty, em Brasília.
Devemos ao continente africano o que somos. Nossa cor, nossa arte, nossa cultura, nosso jeito de ser. Nós devemos aos 350 anos em que este país explorou uma grande parte do povo africano. E eu tenho consciência de que o Brasil não pode pagar isso em dinheiro.
Janja tem se mostrado como a principal representante do governo em relação ao enfrentamento da fome. A primeira-dama participou de duas ocasiões da cúpula da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza em nome do Brasil.
A última foi em março, quando viajou a Paris e participou da iniciativa da N4G (Nutrição para o Crescimento). No evento, Janja destacou as medidas de segurança alimentar e de proteção alimentar.
Fonte: Poder 360