Jannik Sinner retornou ao tênis no sábado, após cumprir suspensão por doping, vencendo Mariano Navone em sua casa, no Aberto da Itália, com o apoio da torcida.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O italiano ocupa a primeira posição no ranking mundial, mesmo sem ter competido ativamente, e conquistou essa posição ao vencer o impressionante Navone por 6-3, 6-4 em Roma.
Ele afirmou que a reação de sua torcida local, que lhe brindou com aplausos, “significa muito mais do que qualquer resultado”. Um torcedor exibiu uma placa com a mensagem “Bentornato Jannik”, outros vestiram-se de laranja, em referência aos cabelos ruivos de Sinner, ou se posicionaram em frente às grades enquanto ele treinava para tirar fotos.
LEIA TAMBÉM!
Uso intencional de substâncias ou métodos com o objetivo de melhorar o desempenho atlético de forma ilegal
Sinner disputava sua primeira partida após uma suspensão de três meses, decorrente de dois testes positivos para a substância proibida Clostebol, um esteroide anabolizante, registrados em março do ano anterior.
O tricampeão de Grand Slam evitou uma suspensão após a Agência Internacional de Integridade do Tênis (ITIA) determinar que não teve responsabilidade pelos resultados positivos, admitindo que a contaminação foi resultado da aplicação de um spray vendido livremente por um fisioterapeuta.
Contudo, a Agência Mundial Antidoping (WADA) apresentou um recurso ao Tribunal Arbitral do Esporte (CAS), o que resultou na aceitação por Sinner de uma suspensão entre 9 de fevereiro e 4 de maio.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O caso envolvendo Sinner trouxe à tona os procedimentos antidoping atuais no tênis, com diversos atletas expressando preocupações quanto a um possível tratamento diferenciado para as principais figuras do esporte.
Retornando da suspensão, para o início de Roland Garros, que acontecerá este mês, Sinner alcançou sua 22ª vitória consecutiva no circuito, seguindo o desempenho que teve após vencer o Aberto da Austrália em janeiro.
“Estou satisfeito com a vitória de hoje. Foi muito difícil”, declarou ele em sua entrevista na área. “Ele é um grande jogador, principalmente nesta superfície. Tentei movimentar a bola. Em alguns momentos foi muito bem, em outros poderia ser melhor, sim, mas de qualquer forma, o resultado hoje não importa. Foi um dia notável para mim, então estou muito feliz.”
Ele conquistou o primeiro set com facilidade, obtendo 11 pontos vencedores e, por vezes, suas jogadas fortes obrigavam Navone a sair da quadra. O segundo set seguia um caminho parecido quando Sinner quebrou Navone no início, porém o argentino respondeu, quebrando o número 1 do mundo quando este errou um forehand na rede.
Conheça a artista que transforma bolas de tênis em móveis.
Fonte: CNN Brasil