Japão desmente planos de usar títulos dos EUA para pressionar em negociações
O ministro das Finanças, Katsunobu Kato, reiterou a estratégia do país em continuar utilizando papel.

O Japão não possui planos de utilizar seus mais de US$ 1 trilhão em títulos do Tesouro dos EUA em negociações comerciais com Washington, afirmou seu ministro das Finanças no domingo (4), esclarecendo declarações anteriores sobre o potencial uso dos títulos como moeda de troca.
O Ministro das Finanças japonês, Katsunobu Kato, afirmou que seus comentários foram em resposta a uma pergunta sobre se o Japão poderia, como instrumento de barganha em negociações comerciais, assegurar formalmente a Washington que não venderia seus títulos do Tesouro de forma simplificada.
Kato afirmou em coletiva de imprensa em Milão que os comentários não tinham a intenção de sugerir a venda de títulos do Tesouro.
Kato afirmou em uma entrevista televisiva, na sexta-feira (2), que os títulos do Tesouro dos EUA do Japão poderiam ser utilizados como uma ferramenta em negociações comerciais, reconhecendo explicitamente seu aumento de influência como grande credor dos Estados Unidos.
LEIA TAMBÉM:
● Haddad tem encontro com secretário do Tesouro dos EUA
● Haddad inicia viagem à Califórnia e se encontra com grandes empresas de tecnologia
● Trump afirma que não irá demitir Powell até o término do mandato do presidente do Federal Reserve
Kato afirmou na entrevista se o Japão realmente utiliza essa carta é uma questão distinta.
Kato reiterou, em coletiva de imprensa, que a principal finalidade dos títulos do Tesouro dos EUA do Japão – os maiores do mundo – é assegurar a liquidez necessária para intervir no iene, caso fosse necessário.
Ele afirmou que não pretendem utilizar a venda de títulos do Tesouro dos EUA como instrumento de pressão em negociações.
Professor aponta problema estrutural na economia global.
Fonte: CNN Brasil