A conservadora é eleita após coalizão com o partido de direita Inovação, estabelecida após a ruptura com o antigo aliado Komeito.
O Parlamento do Japão elegeu, nesta terça-feira (21), a conservadora Sanae Takaichi como a primeira mulher a assumir o cargo de primeira-ministra na história do país. Ela sucede Shigeru Ishiba, que renunciou após a derrota do partido Liberal Democrata (PLD) nas eleições de julho.
A escolha de Takaichi, de 64 anos, foi viabilizada por um acordo de coalizão com o partido de direita Inovação do Japão, após o rompimento com o tradicional aliado Komeito, que é centrista e pacifista. Contudo, esse acordo não garante uma maioria parlamentar, o que pode resultar em um governo instável.
Discípula do ex-premiê assassinado Shinzo Abe, Takaichi é a favor de fortalecer as Forças Armadas, revisar a Constituição pacifista e impulsionar a economia. Ela é conhecida por suas posições nacionalistas e se opõe ao casamento entre pessoas do mesmo sexo, além de não apoiar a adoção de sobrenomes diferentes por casais.
Embora seja a primeira mulher a ocupar o cargo, Takaichi evita vincular sua ascensão ao poder a avanços em igualdade de gênero. “Agora a estabilidade política é essencial”, declarou ao assinar um acordo com o governador de Osaka, Hirofumi Yoshimura, líder do Inovação do Japão.
Autor(a):
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!