Jatos Privados São Restritos em Aeroportos dos EUA Durante Shutdown Governamental

FAA impõe restrições a jatos privados em 12 aeroportos dos EUA durante o shutdown. Grupos ativistas criticam medida, alegando impacto desproporcional e falta de justiça. Jatos privados enfrentam restrições em aeroportos como Atlanta e Nova York, gerando controvérsia e críticas

11/11/2025 15:56

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Jatos Privados São Restritos em Aeroportos dos EUA Durante Shutdown Governamental
(Imagem de reprodução da internet).

Restrições a Jatos Privados em Aeroportos dos EUA Durante o Shutdown

A Administração Federal de Aviação (FAA) dos Estados Unidos está implementando restrições a jatos privados em uma dúzia de grandes aeroportos desde a segunda-feira, 10. Apesar disso, centenas de milionários americanos e alguns controladores de tráfego aéreo argumentam que essa medida não terá impacto significativo durante a paralisação do governo.

A FAA “proibiu efetivamente a aviação de negócios” em 12 grandes aeroportos dos EUA durante o período de paralisação, conforme divulgado pela National Business Aviation Association (NBAA) em um comunicado à meia-noite de segunda-feira. Embora a decisão da FAA na semana passada tenha se concentrado em reduzir 10% dos voos comerciais em 40 grandes aeroportos, essa nova iniciativa “impacta de forma desproporcional” a aviação geral (que inclui voos recreativos e fretamentos privados) — que, segundo estimativas, gera US$ 340 bilhões em impacto econômico, afirmou o chefe da NBAA, Ed Bolen.

Impacto Desproporcional e Críticas

Especialistas em aviação apontam que os cortes nos aeroportos designados não aliviarão a pressão sobre controladores de tráfego aéreo exaustos. A maioria dos jatos privados utiliza aeroportos menores, o que diminui a relevância das restrições.

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Reações de Grupos Ativistas

O Patriotic Millionaires, um grupo ativista de esquerda com mais de 225 indivíduos de alta renda, incluindo Abigail Disney e Morris Pearl, criticou a situação, argumentando que “são constantemente blindados das realidades desagradáveis” do público que viaja.

Stephen Prince, membro do Patriotic Millionaires, observou: “E isso simplesmente não é justo com o resto da nossa sociedade.”

Rumores e Preocupações

Há “rumores” entre os controladores para “tornar mais difícil para jatos privados”, visando que “a elite possa sentir a mesma dor” durante a paralisação, segundo um especialista em aviação que trabalha em uma instalação de treinamento da FAA.

Lista de Aeroportos Afetados

A lista de uma dúzia de aeroportos inclui sete dos 10 mais movimentados do país, segundo dados da OAG. Os aeroportos afetados são: Atlanta’s Hartsfield-Jackson, Chicago O’Hare, Dallas/Fort Worth, Denver, Los Angeles International, New York’s John F.

Kennedy, Seattle-Tacoma, Newark Liberty, Boston Logan, Houston’s George Bush Intercontinental (IAH), Phoenix Sky Harbor (PHX) e Washington’s Reagan National (DCA).

Dados e Perspectivas

A fatia de voos da aviação privada do total de voos gerenciados pela FAA nos EUA é de 16,7%, segundo um relatório de 2023 do Institute for Policy Studies. A aviação privada contribui com aproximadamente apenas 2% dos impostos que alimentam o fundo fiduciário da FAA. “Não é justo, não é correto”, disse Prince à Forbes sobre a defasagem no fundo fiduciário da FAA. “Deveríamos estar contribuindo com mais da receita porque podemos pagar.

Quando você pode pagar US$ 50 milhões a cada três anos por um [Gulfstream] G650 novo, você pode pagar mais taxas para ter acesso a esse luxo.”

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