João Carlos Martins realiza seu último concerto internacional em Nova York
Maestro e pianista brasileiro realiza seu último concerto no Carnegie Hall, finalizando sua carreira internacional para dedicar-se à educação musical no Brasil.

O prestigiado maestro e pianista João Carlos Martins apresentou, nesta sexta-feira (9), seu show de despedida de turnês internacionais em Nova York, nos Estados Unidos. O evento simboliza o término de uma notável trajetória global e o começo de uma nova etapa focada na educação musical no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Com 84 anos, Martins optou pelo prestigiado Carnegie Hall como cenário para sua 30ª e última apresentação na cidade. “É uma despedida que faz parte da vida. Quando você vai chegando aos 85 anos, aos poucos você vai passando o bastão para aqueles mais jovens que realmente vão representar o nosso país”, declarou o maestro.
O concerto deverá ser emocionante, com o Carnegie Hall totalmente lotado. Martins conduzirá uma orquestra americana na primeira parte do espetáculo e, na segunda, tocará piano solo, adaptando as peças às suas limitações físicas atuais.
Leia também:

Gustavo Mioto recorda episódio em que Luísa Sonza agiu de forma inadequada com ele

Cassie Ventura pode depor contra Sean “Diddy” Combs

Lexa realiza seu primeiro show após a falecimento de sua filha, Sofia
Uma trajetória profissional caracterizada por desafios e conquistas.
Considerado um dos maiores intérpretes de Johann Sebastian Bach, João Carlos Martins superou inúmeros obstáculos em sua trajetória. Após uma série de acidentes e cirurgias que afetaram sua habilidade de tocar, o músico submeteu-se a 31 procedimentos médicos.
Em 2019, Martins obteve luvas biônicas, possibilitando que ele retornasse a tocar piano. Atualmente, pela primeira vez em duas décadas, ele se apresentará sozinho ao piano, em uma performance que deve emocionar o público.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Nova missão: educação musical no Brasil
João Carlos Martins não pretende se desligar completamente da atividade musical, permanecendo como diretor da Bachiana Filarmônica do SESI São Paulo e regendo diversos concertos no Brasil.
O maestro agora assume um novo desafio: apresentar música clássica para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no Brasil. Martins busca, inspirado no legado de Heitor Villa-Lobos, empregar a música como ferramenta de educação.
“A única forma de você retribuir esse carinho que eu tenho aqui no meu país é retribuir através da experiência que você ganhou em toda a sua vida na música”, declarou o maestro, expressando seu compromisso com essa nova missão.
João Carlos Martins considera esta nova fase como uma chance de transformação e impacto social. “Acho que tenho uma missão a partir de agora. E como meu pai chegou até os 102 anos, ainda tenho alguns anos para aproveitar”, concluiu o músico, determinado a realizar o sonho de Villa-Lobos de “desenhar o Brasil através da música em forma de coração”.
Confira 5 músicas antigas que se destacam entre as mais ouvidas no Spotify.
Fonte: CNN Brasil