João Fonseca ascende ao ranking e tem chances de alcançar o Top 50 após o torneio de Toronto

O recuo ocorreu devido a Fonseca não ter consolidado os avanços obtidos nas oitavas de final do Challenger de Chicago, no ano anterior.

28/07/2025 12h18

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Wimbledon (United Kingdom), 30/06/2025.- Joao Fonseca of Brazil gestures during the Men's 1st round match against Jacob Fearnley of Britain at the Wimbledon Championships, Wimbledon, Britain, 30 June 2025. (Tenis, Brasil, Reino Unido) EFE/EPA/NEIL HALL EDITORIAL USE ONLY EDITORIAL USE ONLY

João Fonseca, jovem tenista brasileiro de 18 anos, perdeu duas posições e caiu no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), na segunda-feira (28). O carioca ocupa agora a 49ª posição e corre o risco de deixar o Top 50 ao final do Masters de Toronto, que começou no domingo, no Canadá.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Fonseca vinha figurando na 47ª colocação, sua melhor posição da carreira no ranking mundial. A ascensão foi consequência da excelente campanha em Wimbledon, no início do mês. No entanto, como ficou três semanas afastado dos torneios, ele acabou sofrendo uma queda de duas colocações nesta segunda.

O descenso no ranking ocorreu devido à falta de defesa dos pontos obtidos nas oitavas de final do Challenger de Chicago, realizado nos Estados Unidos no ano anterior. A pontuação da ATP considera a pontuação levando em consideração os pontos obtidos na mesma semana do ano anterior. Assim, esta semana pode ser decisiva para Fonseca se manter ou deixar o Top 50. No ano passado, nesta época da temporada, o brasileiro havia conquistado seu primeiro título de nível Challenger, série de torneios abaixo dos ATPs, em Lexington, também nos EUA. O troféu lhe rendeu 75 pontos.

LEIA TAMBÉM:

Portanto, calculando e considerando que um torneio de nível Masters 1000 premia significativamente mais pontos que um Challenger, Fonseca precisará atingir, no mínimo, as oitavas de final no Canadá para preservar esses 75 pontos. Na prática, isso significa vencer três jogos.

A disputa pode ser mais desafiadora do que aparenta, visto que o brasileiro tem grande probabilidade de confrontar o alemão Alexander Zverev, principal favorito ao título no Canadá, possivelmente na terceira rodada, caso ele confirme o favoritismo sobre os adversários nas primeiras fases. Inicialmente, ele enfrentará o australiano Tristan Schoolkate, que precisou vencer a fase de qualificação, a preliminar do torneio. Schoolkate, com 24 anos, ocupa a 103ª posição no ranking mundial. O jogo estava previsto para domingo, porém, as condições climáticas adversas postergaram a estreia para esta segunda-feira, por volta das 15h (horário de Brasília). Caso vença o australiano, Fonseca terá como oponente um jogador mais experiente: o italiano Matteo Arnaldi, cabeça de chave número 32, que entra diretamente na segunda rodada. Arnaldi também tem 24 anos, porém, possui uma trajetória mais extensa no circuito, tendo alcançado o 30º lugar no ranking e atualmente se encontra na 41ª posição.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com informações do Estadão Conteúdo

Publicado por Nícolas Robert

Fonte por: Jovem Pan

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.