Jogatinho do AI (AI Playground), uma herramenta criada pela Intel destinado à inteligência artificial geradora, passou a ser de código aberto
17/04/2025 às 13h57

A Intel transformou sua plataforma em inteligência artificial geradora num ferramental open source nesta semana. Isso significa que a AI Playground agora pode ser baixada não apenas com o objetivo de uso, mas também para customizações diversas além da permissão dada às pessoas desenvolvedoras contribuir no branch principal e melhorar seus avanços.
A coisa que chama atenção na decisão dessa empresa é o fato de a AI Playground ser exclusiva apenas pelas suas GPUs Arc – não somente as dedicadas, como as Battlemage, mas também nos gráficos integrados dos processadores Meteor Lake, Lunar Lake e Arrow Lake. Porém com a abertura do código podemos ver versões modificadas da ferramenta funcionando em mais opções de hardware.
O AI Playground possui um bot de chat e é capaz de gerar imagens através dos prompts. A Intel se referiu ao serviço como “um centro (hub) da inteligência artificial” (IA), enquanto VideoCardz afirma que muitos usuários consideram essa ferramenta uma das mais simples para o uso de IA gerativa.
Atualmente, a plataforma do Intel AI Playground oferece apoiamento para estes models de intelligence artificiais (IA): – Sistema Visual Inferência Modelo ResNet50v1.5 – MobilenetSSD V2 Object Detection Modelo – Tiny YOLO v3 Objetos Detectores Models
LEIA TAMBÉM:
● Intel apresenta nova microarquitetura de e-cores e p-cores, chamada Skymont e Lion Cove
● Intel Core i9-14900KS apresenta até 6,2 GHz de frequência nos dados vazados
● Lembra-se da morte de Rafael Mascarenhas. Ele era o filho de Císsia Guimarães
Destacamos o projeto Open Source do AI (Inteligência Artificial) Playground neste período relevante.
O tópico oficial da Intel nas redes sociais destaca AI Playground como uma ferramenta open source disponível desde 16 de abril, porém a publicação compartilha o link para um vídeo sobre esse assunto que já foi postado há mais do que um mês.
O que chama à atenção ao momento da publicação é o fato do AMD ter lançado no mesmo dia uma versão recente de sua plataforma própria para Inteligência Artificial gerativa, denominada Amuse 3.0. As expectativas incluem otimizações que podem aumentar até quatro vezes mais o desempenho em GPUs Radeon e a capacidade de criar vídeos partindo dos prompts (prompt é uma entrada inicial para um modelo IA).
Novidades correlatas:
A primeira impression é de que a Intelfe está explorando esta ocasião, recordando-se às pessoas que também não se detém na sua alternativa para tecnologia atual e apresenta as últimas inovações dela.
Fonte: VideoCardz (Portugal) – Tradução para PT-BR sem alterações ou adições extras:\nVí
Fonte: Adrenaline