Jogo final da NBA atrai maior público dos últimos seis anos

O jogo entre Thunder e Pacers alcançou 16,4 milhões de telespectadores na ABC dos EUA, atingindo um pico de 19,3 milhões.

24/06/2025 10h35

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Oklahoma City Thunder venceu o Indiana Pacers por 103 a 91 na 7ª partida das finais da NBA, alcançando 16,4 milhões de telespectadores na transmissão da ABC (American Broadcasting Company). As informações foram divulgadas pelo jornal Sportico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O jogo disputado no domingo (22.jun.2025) registrou a maior audiência de uma final da liga de basquete nos últimos seis anos, desde 2019.

A série completa entre Oklahoma City e Indiana teve uma média de 10,3 milhões de espectadores ao longo dos 7 jogos, conforme dados preliminares da Nielsen. Esse número representa uma queda de 9% em relação às finais do ano anterior, quando os Celtics disputaram 5 jogos contra os Mavericks, com uma média de 11,3 milhões de telespectadores.

LEIA TAMBÉM:

O momento de maior audiência do jogo decisivo ocorreu às 21h45 (horário do leste dos EUA), com 19,3 milhões de espectadores acompanhando a partida. Trata-se do primeiro confronto da série a atingir a marca de 10 milhões de telespectadores.

A baixa dimensão dos mercados contemplados influenciou nas menores audiências. Indiana e Oklahoma City, somadas, correspondem a apenas 1,6% da população televisiva dos Estados Unidos, totalizando 1,99 milhão de residências com acesso à televisão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com 10,3 milhões de espectadores, a série de 2025 se posiciona como a 5ª final menos assistida na era moderna da Nielsen, que iniciou-se em 1988. Apenas as edições de 2003 (9,86 milhões) e 2007 (9,29 milhões) apresentaram audiências menores, sem considerar as finais impactadas pela pandemia.

O termo “bolha” foi empregado para caracterizar o ambiente isolado das disputas da NBA no final de 2020, diante da necessidade de adaptação da competição em razão da pandemia.

As edições de 2020 apresentaram uma média de 7,45 milhões de espectadores por jogo, enquanto a edição de 2021, que encerrou em 20 de julho daquele ano, atingiu 9,91 milhões.

A Disney, detentora da ABC, obteve cerca de 300 milhões de dólares em receita publicitária com a exibição dos jogos, apesar da audiência ser inferior à de anos anteriores.

A transmissão da partida 7 assegurará à NBA uma posição entre as principais transmissões de TV do ano pela primeira vez desde 2019. Os 34 jogos da fase pós-temporada exibidos pela ESPN e ABC, entre 19 de abril e 22 de junho de 2025, alcançaram uma média de 6,12 milhões de espectadores, representando um aumento de 10% em comparação com 2024.

Fonte por: Poder 360

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.