John Clarke, Michel H. Devoret e John M. Martinis dividem Nobel de Física 2025 por avanços quânticos
John Clarke (Reino Unido), Michel H. Devoret (França) e John M. Martinis (EUA) dividem o prêmio por sua importante contribuição.

Prêmio Nobel de Física de 2025: Avanços na Tecnologia Quântica
A Academia Sueca anunciou o laureado do Prêmio Nobel de Física de 2025: John Clarke, Michel Devoret e John Martinis, todos pesquisadores nos Estados Unidos. A premiação reconhece suas contribuições revolucionárias para a tecnologia quântica, incluindo computadores e sensores quânticos. A honraria foi concedida pela descoberta do “tunelamento mecânico quântico macroscópico e da quantização de energia em um circuito elétrico”.
Os experimentos, realizados na Universidade da Califórnia, Berkeley (EUA), em meados dos anos 1980, utilizaram um circuito eletrônico construído com supercondutores. A mecânica quântica permite que uma partícula se mova diretamente através de uma barreira, um processo conhecido como tunelamento. Os experimentos dos ganhadores demonstraram as propriedades da mecânica quântica em uma escala macroscópica.
“É maravilhoso celebrar como a mecânica quântica centenária oferece continuamente novas surpresas. É também extremamente útil, pois ela é o fundamento de toda a tecnologia digital”, afirmou Olle Eriksson, Presidente do Comitê Nobel de Física. Transistores em microchips de computador e a evolução dos celulares são exemplos da aplicação da tecnologia quântica.
Leia também:

Avião que levava Lauana Prado sofreu emergência em Goiânia após porta se abrir durante o voo, conforme informou a assessoria

Marina Lima conclui turnê em SP e Lollapalooza lança venda de ingressos; veja programação musical

Gilberto Gil comemora os 78 anos de Dionísio e apresenta imagens históricas da mãe de Preta, Pedro e Maria
A física quântica, juntamente com a Teoria da Relatividade, é a base da física moderna e tem sido explorada pelos pesquisadores ao longo do último século. Em 6 de dezembro, um trio de cientistas – dois americanos e um japonês – conquistou o Prêmio Nobel de Medicina por seus trabalhos sobre o sistema imunológico, contribuindo para o desenvolvimento de terapias mais seguras contra o câncer e remédios mais assertivos contra doenças imunológicas.
O cronograma do programa de premiação para 2025 inclui:
- Quarta-feira, 8: Química
- Quinta-feira, 9: Literatura
- Sexta-feira, 10: Paz
- Segunda-feira, 13: Economia
Além da medalha e do diploma, cada laureado recebe uma quantia substancial em dinheiro – 11 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,2 milhões) – e a cerimônia de entrega dos prêmios está marcada para 10 de dezembro, aniversário da morte do químico sueco Alfred Nobel (1833-1896).
O Brasil nunca recebeu um Nobel, embora alguns nomes já tenham figurado nas listas de apostas. No ano passado, o prêmio de Física ficou com o americano John Hopfield e o britânico Geoffrey Hinton por descobertas que permitiram o desenvolvimento das redes neuronais artificiais e “machine learning”.
Autor(a):
Redação ZéNewsAi
Aqui no ZéNewsAi, nossas notícias são escritas pelo José News! 🤖💖 Nós nos esforçamos para trazer informações legais e confiáveis, mas sempre vale a pena dar uma conferida em outras fontes também, tá? Obrigado por visitar a gente, você é 10/10! 😊 Com carinho, equipe ZéNewsAi 📰 (P.S.: Se encontrar algo estranho, pode nos avisar! Adoramos feedbacks fofinhos! 💌)